Ressaca Friends 2018 abraça todas as representações da cultura pop oriental

A16CD481-3DF8-43CD-9C30-471C96EE02B4-1

 

 

Mangás, animês, tokusatsu e os profissionais que fazem estes projetos acontecerem são destaque no evento do próximo final de semana

A16CD481 3DF8 43CD 9C30 471C96EE02B4 Cinefreak

 

Há 30 anos, quando o Jaspion chegou ao Brasil e conquistou uma legião de crianças, parecia mais um que passaria pelo imaginário coletivo sem deixar rastros. Quem diria, em 1988, que hoje mais de 15 mil pessoas passariam um final de semana inteiro curtindo mangás, animês, cosplays e discutindo a importância do mercado gerado por estas representações? Provavelmente, ninguém.

 

Os animês, desenhos animados japoneses como Cavaleiros do Zodíaco e Pokémon, são conhecidos pela estética inconfundível. Mas, quem faz esses personagens ganharem corações são os dubladores. Por isso, está confirmada a presença de Ursula Bezerra, que dá voz ao protagonista da versão brasileira da série Naruto. O sucesso do programa é tamanho que ele ficou no ar na TV japonesa durante 10 temporadas consecutivas.

 

A ligação entre fãs e os dubladores é tão forte que a organização do Ressaca Friends trouxe duas cantoras do Japão especialmente para o evento. Rica Matsumoto, a voz de Satoshi da série Pokémon, o Ash Ketchum da versão brasileira, faz um show com seus hits que integram a trilha sonora da série e faz uma palestra sobre sua trajetória de mais de 20 anos de carreira. Já Konomi Suzuki, a voz dos temas de “No Game No Life” e “Re-Zero”, mobiliza uma legião de fãs com apenas 21 anos. Além do show, ela participa de uma mesa redonda onde vai responder perguntas dos visitantes.

 

Também participarão do evento Wendell Bezerrae Alfredo Rollo, da versão brasileira da série Dragon Ball. O primeiro dá voz a Goku, o poderoso guerreiro de coração nobre que protagoniza a história. Já Rollo dá vida a Vegeta, que começou como o principal rival de Goku e depois se tornou seu grande aliado. Essa relação de amor e ódio rendeu 16 temporadas na TV japonesa e 19 filmes.

 

Completam a programação um painel especial sobre a trajetória do Jaspion e seu legado – para a alegria dos nostálgicos, apresentações de músicos internacionais e um dos maiores campeonatos de cosplay do mundo, o Cosplay World Masters, com eliminatórias e finalistas de vários países. Cada nação irá selecionar seu campeão para disputar o título de melhor cosplayer do mundo, em uma grande final na Europa.

 

De quarentões que curtiram o lançamento do Jaspion na infância, à geração Z que cresceu assistindo Dragon Ball, não vai faltar diversão para ninguém.

 

Mangá em destaque

Os mangás, as histórias em quadrinhos criadas no Japão há mais de um século, são um ponto alto do Ressaca Friends. Serão mais de 15 turmas na oficina de desenho estilo mangá. Para os visitantes, serão feitas caricatura no estilo para que tenham uma recordação única.

 

Para aqueles que já são artistas de mangá e desejam ver sua obra ganhando vida, no domingo haverá um bate-papo com representantes das editoras para debater o mercado no país e os próximos lançamentos. Apenas no Brasil, são mais de 27 empresas que se dedicam à publicação do gênero.

 

 

 

Fantasia em ação

Também virão ao Brasil outros dois filhos ilustres da Terra do Sol Nascente. O primeiro é Yuki Takasaka, apresentador do programa Ito Mahoroba e especialista em tokusatsu. Ele vai falar sobre sua experiência com o gênero, e haverá palestras específicas sobre o tema como “A construção de cosplays tokusatsu” e “O retorno e renovação dos heróis tokusatsu”.

 

A outra japonesa que está fazendo os fãs contarem as horas é KeekiHime, especialista cosplay e idol japonesa. Idols japonesas são, em sua maioria, meninas que se vestem com looks coloridos e cantam música pop. Ela participará de um bate-papo descontraído com os visitantes. A participação feminina não se restringe aos artistas, já que o número de mulheres interessadas em cultura pop oriental só cresce. Para debater as questões deste nicho, e o otaku (fãs de animê e mangá) atual, haverá a palestra “Papo Nerd com Elas”.

 

Sobre o Ressaca Friends

O evento Ressaca Friends 2018 começa no dia 15 de dezembro para agitar os fãs de animês, mangás, K-Pop, games e cosplay. Serão mais de 40 horas de programação entre shows, workshops, palestras e atividades temáticas. O festival acontece no Centro de Eventos Pró Magno, na Casa Verde, zona norte da capital paulista e são esperados mais de 15 mil visitantes.

 

Ação social

A parceria do Ressaca Friends com a Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-sono, entidade sem fins lucrativos voltada à assistência e amparo às pessoas com necessidades especiais, segue na edição de 2018. A cada ingresso pago como meia entrada, o visitante deve levar meio quilo de alimento não perecível que será doado à instituição. Na edição do ano passado, os participantes do Ressaca garantiram mais de 2,7 toneladas de alimentos não perecíveis para a instituição.

 

Sobre a Maru Division

A produtora de eventos nasceu em 2017 e tem como foco a realização de grandes shows e eventos com temática oriental. Apesar de ser uma empresa nova, conta com sócios que já possuem uma larga experiência na área de eventos. O primeiro evento realizado pela Maru Division foi o Ressaca Friends 2017, no pavilhão do Anhembi, e de lá para cá, só tem crescido e aprimorado seu trabalho. Entre os eventos realizados no último ano, destaque para o Anime Friends 2018 e o show da banda japonesa SPYAIR.

49782058 FC31 4299 9311 0B10BBAECE1E Cinefreak

Serviço

 

Quando: 15 e 16 de dezembro de 2018

15.12.18 – das 10h às 22h

16.12.18 – das 10h às 21h

Onde: Centro de Eventos Pró-Magno – Avenida Professora Ida Kolb, 513 – Casa Verde

Quanto: ingressos a partir de R$ 60,00

Telefone: 11. ​5083-0272

Site: ressacafriends.com.br

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados

Cultz

Barbie celebra 65 anos

A Barbie, uma das marcas mais icônicas do mundo, celebra 65 anos inspirando meninas a abraçarem o seu potencial, através do poder de contar histórias

LEIA MAIS »