Considerado o acidente nuclear mais desastroso da história, a série Chernobyl é primorosa em relatar e classificar esses fatos.O acidente,o contágio e principalmente a conspiração política envolvendo os acontecimentos.
O desastre ocorrido em 25 de abril de 1986 em Oblast de Kiev na Ucrânia,em plena “guerra fria” é retratado minuciosamente dentro desse contexto político.Toda a preocupação excessiva do alto escalão do governo e da KGB em não mostrar fraqueza ou irresponsabilidade ao grande inimigo “Americano”só serviu para atrasar e aumentar o número de vítimas do contágio.
Chernobyl é uma série competente em conduzir na medida correta um roteiro que poderia cair facilmente em algo repetitivo,sem perder tempo com personagens e utilizando os episódios para esclarecer e informar esse acontecimento digno de um pesadelo.Deixo os meus méritos para o criador da série Craig Mazin e a atuação do excelente Jared Harris(Valery Legasov).
Depois do último episódio,fica bem claro que a soberba humana é mais nociva do que a radiotividade.
Sérgio Ricardo Albuquerques é artista plástico,desenhista,escultor, cinéfilo,Batmaníaco, colecionador de action figuras, Beatlemaníaco…