Projeto Circo Encena leva cultura brasileira aos finais de semana em escolas públicas de São Paulo

A primeira edição do projeto apresenta o espetáculo circense “Máquina de Brasilidades”, de 16 de setembro a 12 de outubro, em sete escolas da rede pública e centros culturais da zona norte da cidade – região com pouco acesso à cultura, devido à ausência de equipamentos culturais.  

IMG 3355 Cinefreak

No dia 16 de setembro, a Escola Estadual Heróis da FEB e a Casa Dom Macário recebem a estreia da temporada do projeto Circo Encena com o espetáculo “Máquina de Brasilidades”, que circula por escolas públicas e equipamentos culturais da zona norte de São Paulo. As apresentações acontecem aos finais de semana e a entrada é gratuita para toda a comunidade.

O espetáculo leva o público a uma viagem pelo universo da cultura brasileira. De maneira envolvente, divertida e interativa, o espetáculo, que é produzido pelo grupo Clownbaret, aborda temas como guaraná, boi bumbá, bossa nova, frevo, capoeira, pisadeira, entre outros. Cada tema é escolhido pelo público e, antes de ser encenado pelos talentosos palhaços, é apresentada uma breve explicação sobre ele.

A atração principal é a instalação da “Máquina de Brasilidades”. Inspirada nas máquinas caça-níqueis, é composta por sete palhaços, incluindo três músicos, e funciona somente quando acionada pelo público. Após a escolha do tema, os palhaços saem da máquina e apresentam uma esquete com duração de um a três minutos, acompanhada por 90% de trilha sonora original executada pelos músicos. Ao término de cada esquete, os palhaços retornam à máquina, esperando que alguém da plateia a acione novamente para revelar o próximo tema.

Acesso ao lazer e à cultura 

De acordo com o “Mapa da Desigualdade”, lançado pela Rede Nossa São Paulo, em novembro de 2022, 18 distritos da cidade de SP não têm nenhum equipamento de cultura. Isso faz com que a população local permaneça sem acesso a museus, teatro, cinemas, salas de show, centros de cultura, bibliotecas, ônibus-bibliotecas e Centros Educacionais Unificados (CEUs) – espaços que favorecem inclusão social, atividades não comerciais e circulação de bens simbólicos.

Dentre os locais sem equipamentos de cultura estão o Parque Novo Mundo e a Vila Maria, bairros de ação do projeto Circo Encena.

“Acreditamos que a oferta de espaços culturais é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Pensando nisso, desenhamos o Circo Encena com foco em ampliar o acesso à cultura para as regiões com a menor presença de equipamentos públicos culturais, como é o caso da zona Norte. Dessa forma, nesta primeira temporada propomos levar o circo para dentro das escolas e fazer um convite a todo o território e comunidade escolar”, explica Cléia Mangueira, diretora do projeto.

O projeto é realizado pela Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Viação Cometa, com parceria estratégica do Instituto JCA, firmado por meio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, ProAC.

 

Confira a programação completa: 

16 de setembro

10h00 – EE Heróis da FEB, R. Sd Benedito Eliseu dos Santos, 1 – Parque Novo Mundo

14h00 – Casa Dom Macário, Rua Amambaí, 1415 – Vila Maria

23 de setembro

08h30 – EMEF Ary Gomes, Rua Benedito Aléssio, 184 – Jardim Andaraí

11h00 – EMEF Coronel Romão Gomes, Rua Sd. José Vicente de Paula, 140 – Parque Novo Mundo

7 de outubro

10h00 – EMEF Gen. Paulo Carneiro Thomaz Alves, Rua Nossa Sra. da Aparecida, 15 – Parque Vila Maria

14h00 – EMEF Gen. Paulo Carneiro Thomaz Alves, Rua Nossa Sra. da Aparecida, 15 – Parque Vila Maria

12 de outubro

10h00 – CEU CEMEI Novo Mundo, Av. Ernesto Augusto Lopes, 100 – Parque Vila Maria

14h00 – Casa de Cultura Vila Guilherme – Casarão, Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme

Ficha Técnica:

Direção Cênica: Gabriela Winter

Elenco:

– Palhaço Bartolomeu – Cristiano Carvalho

– Palhaça Carmela – Melina Marchetti

– Palhaça Jurubeba – Gabriela Winter

– Palhaço Zóim – Lucas Branco

Músicos:

– Palhaça SoFrida – Danielle Siqueira – acordeón

– Palhaço Rufus – Danilo Rodrigues – violão

– Palhaço Alecrim – Luizinho Beltrame – percussão

Cenografia: Dilson Tavares e Soraya Kolle

Figurinos: Emilia Reily

Produção: Clownbaret

Realização: Tulipa Produções Artísticas

 

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados