Primeiro cinema solar do país, Cinesolar, integra a programação itinerante do evento com sessões gratuitas de curtas-metragens que retratam temas relacionados aos direitos humanos e à cidadania

Entre os dias 5 e 9 de outubro, o primeiro cinema solar do país transforma algumas praças públicas da zona sul e oeste de São Paulo em verdadeiras salas de cinema. O projeto Cinesolar participa da rota itinerante da oitava edição do Festival Entretodos, com sessões gratuitas de alguns dos mais de 30 curtas-metragens selecionados com temática de direitos humanos. Neste ano, o evento tem o objetivo de ampliar ainda mais o circuito de exibição dos filmes em diversos pontos da cidade.

O público terá a oportunidade de conhecer esta iniciativa sustentável que, desde 2013, leva cinema gratuito pelo Brasil afora. No próximo dia 5, o espaço do Ecolab, no Grajaú, será o primeiro a receber o Cinesolar. Já no dia 7 será a vez da Praça de Piraporinha, no Jardim Piraporinha. E, no dia seguinte, a Praça Sete Jovens, na Brasilândia, fecha a agenda. As projeções gratuitas dos filmes acontecem sempre às 19h.

“A participação no festival potencializa ainda mais o objetivo em comum do Cinesolar, que é de mostrar a pluralidade e diversidade na abordagem dos temas explorados na linguagem audiovisual. Além disso, democratizar o acesso ao cinema, sobretudo às produções nacionais”, diz a diretora da Brazucah Produções, Cynthia Alario, que é responsável pelo projeto.

Nesta edição, o Entretodos tem como tema “Cidade Educadora”, para estimular o uso do audiovisual como ferramenta de formação de educadores e de aproximação com a população. Mais de 70 pontos espalhados pela capital paulista – de escolas públicas a espaços culturais – recebem as exibições dos filmes. A festa de encerramento e premiação acontece no próximo dia 9, às 18h, no Centro Cultural São Paulo. Ao final, os melhores curtas, além de ganharem prêmios, serão projetados pelo Cinesolar.

O evento tem a realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e da organização da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Para saber mais, acesse: www.entretodos.com.br / www.cinesolar.com.br

Cine+solar

CINESOLAR NO FESTIVAL ENTRETODOS 2015

Grajaú

Quando? Dia 05, segunda-feira, às 19h

Onde? Rua Piraju – Praça Piraju, s/n

Jardim Piraporinha

Quando? Dia 07, quarta-feira, às 19h

Onde? Praça de Piraporinha (Próximo à Estrada M’ Boi Mirim com esquina da Avenida Inácio Dias da Silva)

Brasilândia

Quando? Dia 08, quinta-feira, às 19h

Onde? Praça Sete Jovens (Rua Pedro Pomar)

Festa de Encerramento: entrega de prêmios e sessão com os vencedores

Quando? Dia 09, sexta-feira, às 18h

Onde? Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso – São Paulo/SP)

Entrada gratuita