Nos dias 21, 22 e 23 de outubro o Parque da Água Branca, em São Paulo, recebe o VII Festival de Gastronomia Orgânica – da Terra ao Prato, um dos eventos mais importantes sobre alimentação limpa da América Latina.

O traz para esta edição as novidades da Gastronomia Evolutiva com oficinas da nova gastronomia, Tendas e Food Trucks, Território da Criança, Espaço Bem Estar, Feira de Produtos Orgânicos e de Base Agroecológica, Rodada de Negócios, Palestras e Rodas de Conversas, entre outras atividades. TUDO COM ENTRADA GRATUITA.

A grande homenageada deste ano é a Dra. Ana Primavesi, que revolucionou o manejo do solo no Brasil. Engenheira agrônoma, precursora da agroecologia, pesquisadora e grande estudiosa, criou novas práticas agrícolas em um país tropical que antes consumia toda a tecnologia de fora e não olhava para sua terra e clima.

A homenageada estará presente no dia 22/10, sábado, às 10h30, no Espaço Ana Primavesi, participando de uma roda de conversa com convidados como o produtor rural Fernando Ataliba, a Dra Ondalva Serrano e o Engenheiro Agrônomo e Doutor em Fitopatologia, Paulo Chagas, com uma troca de ideias sobre assuntos relacionados aos conceitos desenvolvidos pela Dra Primavesi. Após a roda de conversa, a Dra Ana Primavesi vai autografar seus livros, que serão relançandos pela editora Expressão Popular especialmente para a ocasião.

As Bancas dos Chefs, food bikes e food trucks oferecem ao público cardápios com ingredientes orgânicos, da terra. O desafio de cada Chef convidado é apresentar um prato principal, com ingredientes que são tratados hoje como guarnições e complementos. Os confirmados são LE MANJUE, MAHA MANTRA, AMMA CAFÉ, SSIMPLESMENTE, CASA JAYA, GOURMET DA TERRA, SALUTAIRE, COMIDA MATEIRA, AYA COUSINE, TANGERINE PETIT, SAUDAVELMENTE, ERVA DOCE GASTRONOMIA, ORGÂNICOS COM VIDA E PADOCA DO RÔ.

Na Cozinha Evolutiva é possível encontrar oficinas e palestras com receitas da nova gastronomia, Cozinha de Gaia, receitas com as PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), sempre trazendo somente ingredientes da terra. Os chefs convidados apresentam suas criações e comentam as suas experiências. São eles: Renato Caleffi, José Luis Candenas, Kathrin Melanie, Idolo Giusti Neto, Wago Figueira, Claudia Mattos, Mari Turato, Priscilla Moretto, Idolo Giusti Neto, Flavia Spielkamp, Thiago Medeiros, Ana Tomazoni, Adriana Vernacci e participantes do MasterChef 2016, Raquel Novais, Lívia Cathiard, Rodrigo Tenente e Fernando Cavinato.
Outra novidade do Festival é o espaço Território da Criança dedicado a educação alimentar infantil, que propõe reflexões sobre hábitos alimentares infantis, envolvendo a criança, a família e a escola, em aulas práticas com chefs, nutricionistas e cozinheiras dos programas que lidam com a merenda escolar de diferentes cidades do Brasil e uma programação com filmes, música e brincadeiras.

Já no Espaço Bem Estar, serão oferecidas atividades em grupo como aulas de yoga, workshops de automassagem e de receitas de beleza para o corpo e cabelo com produtos orgânicos, palestra sobre o feminino, e ainda haverão atendimentos individuais de massagem, terapias emocionais, maquiagem orgânica, dentre outros. O objetivo do espaço é dar a oportunidade ao público de conhecer o grande leque de terapias alternativas voltadas para o bem estar físico e mental.

A feira de produtos orgânicos e de base agroecológica trará empresas e pequenos agricultores, associações, cooperativas e coletivos que produzem de forma artesanal produtos inovadores. Entre eles Fazenda da Toca, Fino Coco, Thermomix, Monama, Korin, Umam Brasil, Nara Guishon, Uh-Me, Engenho da Terra, Surya, Bioz Orgânico, Dubalaco, Sublime Rituais, Panela Orgânica, Copra, Sitio Boa Terra, Emporium Vida, Econut, Plano Social, Bioart, BioVegan, Biodiver, Riquezas da Terra, Herbia e Natracare, Ecomart, Aqualive, Ecovida e Cooperafloresta.

De acordo com a idealizadora e diretora do Festival de Gastronomia Orgânica – da Terra ao Prato, Leila D, o evento se torna cada vez mais necessário nos dias atuais. “O consumidor vem buscando novas alternativas para uma alimentação mais saudável, sustentável, saborosa e que traga benefícios sociais a quem a produz”, observa.

Ainda segundo Leila D, em 2015, o Festival recebeu mais de 30.000 pessoas, 15 mil porções vendidas, mais de 50 reuniões, 150 atendimentos bem estar e 200 crianças na aula de culinária. Este ano vamos trazer muitos produtos da agrofloresta para o público conhecer, chefs que trabalham com a ecogastronomia e novos caminhos para a alimentação infantil.

O VII Festival de Gastronomia Orgânica é patrocinado pela Itaipu Binacional, apoio da Secretaria do Meio Ambiente, Sistema Ambiental Paulista, Biodiversidade e a realização de Leila D Gastronomia Orgânica Evolutiva.

Programação completa no site oficial do festival:
www.festgastronomiaorganica.com.br

FOTOS E RELEASE NO LINK ABAIXO:
https://www.dropbox.com/sh/3ishimfvj1o730m/AACVbaObzW6PPe0gqfw3lrkMa?dl=0

SERVIÇO
VII Festival de Gastronomia Orgânica – da Terra ao Prato
Data: 21, 22 e 23 de outubro
Local: Parque da Água Branca (Av. Francisco Matarazzo, 455 – Perdizes), São Paulo.
Horário: das 09h às 18h.
Entrada Gratuita
Mobilidade: O Parque da Água Branca possui acesso que facilitam a mobilidade para idosos, e pessoas que utilizam cadeiras de rodas ou tem dificuldade na mobilidade.
Inscrições para as atividades: com 1 hora de antecedência. Por ordem de chegada, sujeito à lotação da sala

PROGRAMAÇÃO COZINHA EVOLUTIVA
21/10 – SEXTA FEIRA

9H30 – ABERTURA OFICIAL – CAFÉ DA MANHÃ
Solenidade com a presença do Secretário do Meio Ambiente e do Diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Miguel Frederich.

13H – OFICINA BIOMASSA
Horário: das 13h às 15h
Tema: Oficina Orgânicos enriquecidos com a Biomassa e condimentos funcionais
Público : Nutricionistas e Merendeiras , Comusan e Cae e Público Geral
Objetivo: Discutir o potencial de um cardápio para alimentação escolar mais funcional e orgânico com alimentos da Agricultura Familiar.
– Presença da Dna. Heloisa – Sobre os benefícios da Biomassa da Banana Verde e como prepara-la
– Renato Callefi – Preparo de Receitas com Biomassa da Banana Verde e condimentos funcionais no arroz e feijão para alimentação escolar

15H – OFICINA MOKITI
Horário: das 15h às 16h30
Tema: PASTAS E PATÊS
(receitas: maionese de abóbora; pesto de brócolis; patê de castanha de caju; geleia de beterraba)
(degustação: colher comestível)
Nutricionista: Maria Tereza Casulli
Culinarista: Vilma Ávila Galasso

16H30 – RAQUEL NOVAIS – MasterChef terceiro lugar 2016
Receita: Bobó de Cogumelo

22/10 – SÁBADO

10H – A COZINHA COMO CAMINHO DE CURA – Com Anah Lacoselli
Alimentos naturais, orgânicos e saudáveis conduzem a um corpo sadio, uma mente serena, um coração tranquilo. Tudo isso muita gente sabe, mas na hora de colocar a mão na massa acaba desistindo. Descubra como transformar sua cozinha em um espaço de diversão que nutre com bem estar e harmonia a sua vida. Reinventar o cozinhar pode revelar dons acompanhados de muito sabor.

11H30 – PROBIÓTICOS: A FAVOR DA VIDA – KOMBUCHA, KEFIR E REJUVELAC
Aprenda como cuidar da microbiota intestinal consumindo bebidas e alimentos ricos em microrganismos benéficos para o nosso organismo. Saiba seus benefícios à saúde e a arte de produzi-los em sua própria casa em forma de refrigerantes naturais, vinagres, iogurtes, vitaminas e mais!
Lucas Montanari – Com Ciência Saúde, Alimentação e Natureza
www.comcienciasaude.com.br

13H – MOKITI OKADA – ROBATA – ESPETINHO JAPONÊS
Receitas: molhos; tofu; cogumelos; legumes)
Nutricionista: Sueli Inamine Kisine
Chef: Roberto Moriya

14H30 – AULA THERMOMIX

15H30 – COZINHA MATEIRIA SOBRE PANCS – IDOLO GIUSTI NETO E MARCELO

17H – FLAVIA SPIELKAMP – AYA COUSINES

DOMINGO – 23/10

10H – MOKITI OKADA – MONTANDO UM CARDÁPIO SAUDÁVEL
Receitas: salada colorida com molho especial; arroz integral com tomate e abobrinha marinada; arroz doce com leite de coco.
Nutricionista: Patrícia Oliveira Souza
Culinarista: Amélia Mieko Wada Santana

13H – COZINHA DE GAIA – WAGO FIGUEIRA, CLAUDIA MATTOS E MARI TURATO
Na cozinha de Gaia, buscamos expandir a consciência e os sentidos para uma alimentação colorida e viva, que valoriza os que cuidam da terra, ajudando a aumentar nossa percepção e qualidade de presença no ato de experimentar um alimento, sentir um aroma ou desfrutar de um banquete sensorial, seja ele comestível, ou não.

14H30 – GILBERTO BASSETO JR – PRINCÍPIOS DA ALIMENTAÇÃO NO AYURVEDA
Aula sobre os principais fundamentos da alimentação na perspectiva do Ayurveda (Medicina Tradicional Indiana):
• individualidade biológica;
• diferenças de metabolismo;
• especificidade alimentar;
• práticas alimentares desejáveis: qualidade, quantidade, combinação e horários.
• ciclo circadiano e alimentação;
• alimentação orgânica
• princípios de geração de doenças pela alimentação
• processos alimentares terapêuticos
• demonstração e degustação da Banambrosia Maravilhosa

16H – ANA TOMAZZONI – COZINHANDO COM PRODUTOS DA MATA ATLÂNTICA

17H – JOSÉ LUIS CANDENAS – COMIDA ESPANHOLA

PROGRAMAÇÃO ESPAÇO ANA PRIMAVESI

22/10 – SÁBADO
10H30 – RODA DE CONVERSA COM A PRESENÇA DA DRA. ANA PRIMAVESI E CONVIDADOS (PRODUTOR RURAL FERNANDO ATALIBA, A DRA ONDALVA SERRANO E O ENGENHEIRO AGRÔNOMO E DOUTOR EM FITOPATOLOGIA, PAULO CHAGAS) + AUTÓGRAFOS DOS LIVROS QUE SERÃO RELANÇADOS PELA EDITORA EXPRESSÃO POPULAR ESPECIALMENTE PARA A OCASIÃO.