25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo conecta universo do conhecimento aos grandes temas da atualidade |
||||||||||||||
Evento destaca o livro como principal propulsor do pensamento crítico, traz uma programação contemporânea e diversa e recebe Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, como convidado de honra |
||||||||||||||
Entre os dias 3 e 12 de agosto acontece a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira doLivro (CBL). Ao completar 50 anos, o conceito criativo tem como proposta destacar o livro como principal fonte do conhecimento em meio ao turbilhão de estímulos e canais de acesso a conteúdos que a tecnologia hoje proporciona. Com a assinatura “Venha fazer esse download de conhecimento“, a campanha traz elementos que humanizam o livro, utilizando pessoas reais nas peças de comunicação e enfatiza a importância do diálogo e da abertura de perspectivas.
A edição ocupa a totalidade do espaço do Anhembi (75 mil m2), recebe selos editoriais de todos os gêneros, mantém o preço do ingresso da última edição – sem reajustes – e cresce em programação cultural: serão 1.500 horas de atividades (200 a mais que a edição anterior) e 14 espaços oficiais do evento com atividades relacionadas ao universo literário. “Tivemos o cuidado de trazer uma programação capaz de atingir todos os públicos – das crianças aos adultos – buscando temas atuais, além de melhorar a infraestrutura para melhor conforto e circulação dos visitantes. Este ano, a Bienal do Livro está ainda mais multicultural, une entretenimento, conhecimento, inovação e, claro, muita literatura”, afirma Luís Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Durante os 10 dias de Bienal do Livro, os visitantes poderão ter contato com autores, em encontros e palestras exclusivas. Na programação já estão confirmados importantes autores da cena literária do Brasil e do exterior. Entre os nomes internacionais estão: A. J. Finn, de “A Mulher na Janela”, que em breve ganha as telas do cinema pela Fox Filmes; Victoria Aveyard, autora da série “A Rainha Vermelha”; Soman Chainani, autor da série “A escola do bem e do mal”; Yoav Blum, autor de “Os criadores de coincidências” e Lauren Blakely (05/08), autora “Mister O”. Já entre os brasileiros estão confirmados: Maurício de Sousa, Mario Sergio Cortella, Luiz Felipe Pondé, Fernanda Montenegro, Ziraldo, Carolina Ferraz, Thiago Castanho, Helena Rizzo, Pam Gonçalves, Carol Christo, Babi Dewet, a turma do Casseta & Planeta, Antonio Prata, Miriam Leitão, Julián Fuks, Maria Rita Kehl e Luiz Ruffato. O público também poderá contar com a experiência de receber autógrafos dos best-sellers que se apresentarão na Arena Cultural BIC®. A partir de 10 de julho, começarão a ser distribuídas as senhas online para as retiradas de autógrafo da Arena. Já para os três Espaços de Autógrafos Suzano que receberão outros autores nacionais, as senhas serão distribuídas pelas editoras de cada autor, em seus próprios estandes. Este ano, a Arena Cultural BIC® também traz uma grande novidade: o Encontro de fãs. Realizados no período noturno, sempre às 20h, esses encontros reunirão leitores fãs de gêneros literários como fanfic, wattpad e romances de época. Em alguns encontros, como no caso da fanfic e wattpad escritores brasileiros do segmento debatem com os leitores suas produções, em outras mesas, por exemplo, serão discutidas as obras de grandes autores como J. R. Tolkien ou a emblemática saga de J. K Rolling. Negócios Uma das mais importantes feiras literárias do mundo, a Bienal do Livro criou sua história não só na área de entretenimento, mas no campo dos negócios. Por isso, o evento abrigará três importantes iniciativas para profissionais do setor: a 1a Jornada Profissional (rodada de negócios com players nacionais e internacionais); o Interlivros (fórum de discussões sobre o mercado editorial) e o Papo de Negócios, dedicado a reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro como tendências e futuro do setor. Com o intuito de fomentar o segmento editorial brasileiro também fora do país e expandir o acesso dos brasileiros à rica literatura árabe, esta edição traz como convidado de honra Sharjah, um grande polo de educação e cultura dos Emirados Árabes Unidos, eleita pela UNESCO a capital mundial do livro 2019. Sharjah também abriga a Sharjah Publishing City, a primeira zona livre do mercado de publicação e impressão mundial. “Nossa participação na Bienal será uma grande oportunidade de fortalecer ainda mais nossos laços com o Brasil. Sharjah e Brasil já compartilham vários objetivos, atributos e conquistas e esse evento nos permitirá expandir essa troca de conhecimento e cultura”, afirma Ahmed Al Ameri, Chairman da Sharjah Book Authority (SBA).·. Outras novidades deste ano são a visitação universitária e a ampliação do dia do Cosplay. Nos dias 7 e 9 de agosto (um dia a mais que na edição de 2016) acontece o dia do Cosplay: quem for vestido a caráter não paga ingresso para o evento. Assim como a visitação escolar, a de universitários pretende conquistar mais leitores. Espaçosculturais Com uma programação capaz de atingir das crianças aos adultos e com temas contemporâneos e que abarcam a diversidade em todos os aspectos, a Bienal do Livro marca 2018 com um espaço inédito voltado para debates de educação e inovação: Espaço do Saber Microsoft. Os debates e atividades deste espaço conectam-se com o impacto da inovação na Educação e suas tendências, mostrando sua relação com a literatura – temas bastante presentes e importantes na sociedade atual. Traz também espaços que destacam a literatura regional com discussões sobre patrimônio cultural (Espaço Cordel e Repente), atividades voltadas para o público infantil, juvenil, para os amantes da gastronomia, entre outros. A programação completa do evento pode ser acessada pelo link: http://www.bienaldolivrosp.com.br/Programacao/. São eles:
PrincipaisnúmerosdestaediçãodaBienalInternacionaldoLivrodeSãoPaulo:
A 25a Bienal Internacional do Livro de São Paulo conta com os seguintes patrocinadores e parceiros: Itaú, Microsoft, BIC®, Suzano, Submarino, Lupo, Lojas Americanas, EDP, Correios, SESC SP, Itaú Cultural e Abigraf. |
||||||||||||||
Em breve, mais informações sobre a programação pelo www.bienaldolivrosp.com.br ou por nossas redes sociais. Instagram: www.instagram.com/bienaldolivrosp/ Facebook: www.facebook.com/Bienaldolivrosp Twitter: twitter.com/bienaldolivrosp Serviço |
Apple TV
Lançamentos de dezembro no Apple Tv
Perto início de cada mês, o CineFreak traz as estreias no Apple TV. Agora é a vez dos lançamentos para o mês de dezembro A