Mattel contou com parceria da National Down Syndrome Society (NDSS) para desenhar boneca
Com o objetivo de aumentar a representatividade no universo dos brinquedos, a Mattel anunciou sua primeira Barbie com síndrome de Down. Em comunicado de lançamento, a empresa expressou a vontade de que mais crianças passem a se reconhecer na boneca.
“Nosso objetivo é permitir que todas as crianças se vejam na Barbie, ao mesmo tempo em que as incentivamos a brincar com bonecas que não se parecem com elas. Brincar de boneca fora da experiência vivida pela criança pode ensinar compreensão e construir um maior senso de empatia, levando a um mundo mais receptivo. Estamos orgulhosos de apresentar uma boneca Barbie com síndrome de Down para refletir melhor o mundo ao nosso redor e promover nosso compromisso de celebrar a inclusão por meio da brincadeira”, disse Lisa McKnight, vice-presidente executiva e chefe global da Barbie & Bonecas da Mattel.
Para construir a nova boneca, a Mattel contou com a parceria da National Down Syndrome Society (NDSS), que é responsável por capacitar pessoas com síndrome de Down e suas famílias. A intenção foi escolher cada detalhe da Barbie propositalmente, para que ela se assemelhasse com mulheres com essa formação genética, desde a estrutura do corpo até detalhes das roupas.
Por isso, a estrutura da boneca é mais curta, e o torso, mais longo. Já o rosto é mais arredondado, e os olhos são ligeiramente oblíquos em forma de amêndoa. As palmas da mão, por sua vez, têm uma única linha, característica associada às pessoas com síndrome de Down.
As cores e estampa da roupa também são representativos. As borboletas junto com o amarelo e azul são associados à consciência da síndrome de Down. E o colar representa o cromossomo 21, que é material genético que carrega as características associadas à síndrome.
Outro detalhe é que a boneca usa órteses de tornozelo rosa (AFOs) utilizados por algumas crianças com síndrome de Down. De acordo com comunicado, a NDSS “forneceu uma caixa de órteses para servir como inspiração da vida real para as que esta Barbie Fashionista está usando, combinando com sua roupa e as cores vivas em seu design”.
Além da Barbie com síndrome de Down, a marca já havia lançado bonecas com vitiligo, bonecas que usam cadeira de rodas ou próteses, bonecas com aparelhos auditivos e bonecas sem cabelo. Este ano, a Barbie inclui novas bonecas com variedade de tipos de corpo, incluindo um boneco Ken com perna protética.