A Prefeitura de São Paulo chega no mundo dos games com o LabNaVia, o jogo para celular que incentiva o uso correto da ciclovia, uma vida saudável e a educação no trânsito

“Quando decidimos fazer o jogo, pensamos logo que não poderia ser apenas mais um game. Ele tinha que ter um objetivo público, portanto optamos por estimular a qualidade de vida, uso alternativo de mobilidade, educação no trânsito e, principalmente, fazer as pessoas conhecerem os espaços culturais da cidade mais próximos da região onde elas estão”, explicou Alexandre Calil, coordenador do laboratório de inovação tecnológica (LabProdam).

“Criar um espaço para desenvolver tecnologia cidadã com foco na melhoria da qualidade de vida e no aumento da agilidade do serviço público tem sido um esforço da São Paulo Aberta desde 2013. Usar plataforma livre para esse game foi uma escolha política da gestão Haddad”, afirmou o coordenador da São Paulo Aberta Gustavo Vidigal.

O game, desenvolvido no laboratório de inovação da Prefeitura em parceria com a São Paulo Aberta, é integrado ao Sistema de Mapas Culturais e permite que o usuário conheça os equipamentos (museus, bibliotecas, CEUs, etc) ao seu redor enquanto joga, além de promover a educação no trânsito (perde ponto se avançar sinal vermelho, se não andar no lado certo) e a vida saudável.

O jogo tem o objetivo de estimular o uso da ciclovia, incentivar uma vida saudável e a educação no trânsito. Ele foi desenvolvido em python, que roda em Windows ou Linux (Android).

O LabnaVia é integrado ao Sistema de Mapas Culturais da SPCultura. Isso possibilita que o usuário, à medida que utilize o game, seja informado em tempo real sobre osequipamentos culturais ao redor (horário de funcionamento, telefone e outras informações) em um raio de 1,5km, com os dados do GPS do próprio celular.

CordePele

A escolha do avatar é livre e permite eleger diferentes cores de pele.

Laboratório de Inovação da Prefeitura (LabProdam)

É primeira estrutura da Prodam (Empresa Pública de Tecnologia da Prefeitura de São Paulo) que busca fomentar o avanço tecnológico, incentivar o surgimento de novas ferramentas e tecnologias e propiciar um ambiente de encontro entre pessoas inovadoras e que tenham interesse em promover avanços tecnológicos e digitais concretos no setor público.

Desde 2013, a São Paulo Aberta abriu caminhos e criou espaços, como o CIGA-SP, para reflexão e aprimoramento das iniciativas de governo aberto na Prefeitura. Com esse movimento, a São Paulo Aberta incentivou e embasou o conjunto de esforços para desenvolver um laboratório de inovação tecnológica dentro da Prefeitura.

Desta forma, o LabProdam vem se consolidando como um espaço de experimentações e inovações tecnológicas que tem o objetivo de desenvolver ferramentas voltadas à melhoria da vida do cidadão e do funcionário público municipal

Contador de Ciclistas

Foi no LabProdam que a Prefeitura desenvolveu o contador de ciclistas.  Por meio de processos inovadores, São Paulo foi pioneira em desenvolver uma ferramenta fundamental na avaliação da política pública cicloviária da cidade e coloca a capital paulista no caminho do desenvolvimento de tecnologias avançadas, como o processamento de imagens – que é a capacidade de transformar imagens em dados.

O LabNaVia já está disponível no Google Play e também é possível baixar pelo GitHub.