As escolas, muitas vezes, sentem falta de soluções inovadoras para o dia a dia do professor na sala de aula. Para facilitar essa busca, a plataforma gratuita Apreender possibilita que o educador conheça diversas propostas e escolha a que melhor se adequa às suas necessidades.
“A ideia é apresentar ao educador tecnologias para engajar e promover a aprendizagem dos seus alunos, ou que possam contribuir para melhorar a gestão escolar”, explica Ana Flávia Castro, do Instituto Inspirare, que gerencia a plataforma. “Na Apreender, ele vai encontrar recursos digitais para incrementar sua prática pedagógica e poderá também avaliar esses recursos”.
A plataforma sugere a conexão entre os desenvolvedores e educadores e teve essa nova funcionalidade criada a partir de workshops com vários educadores, como Adriana Cury Sonnewend, diretora da escola Santi, de São Paulo. Para ela, “ninguém melhor do que alunos e professores para saber dos problemas que precisam ser solucionados”. Ainda segundo Adriana, as soluções tecnológicas criadas pelos empreendedores precisam ser validadas pelo professor, já que cabe a eles decidir com que propósito usá-las.
A empreendedora Regina Céli Steurer, co-fundadora do projeto Âncora, concorda: “Será que o sonho do empreendedor é o mesmo sonho da família, do aluno e da escola? Quem pode realmente dizer o que a solução resolve é o dia-a-dia da sala de aula”, completa.
Além de apresentar uma lista de soluções com filtros e orientações que podem ajudar a escolha do educador, a Apreender sugere a avaliação e validação das soluções pelos profissionais da área. “Essa avaliação é fundamental para que projetos inovadores estejam alinhados com problemas reais no processo de aprendizagem. Mais do que isso, a avaliação e validação desses atores-chave também podem inspirar outros educadores a contribuir, testar e aperfeiçoar as soluções.”, diz Ana Flávia, do Inspirare.