O documentário “Piadeiros” do diretor Gustavo Rosa de Moura, acaba de divulgar seu trailer oficial. Com estreia nacional confirmada para o dia 19 de novembro em todo o Brasil, o longa percorreu mais de 40 cidades localizadas nos lugares mais remotos das cinco regiões do Brasil – e de Portugal –, ouvindo piadas, histórias e causos bem-humorados.
“Piadeiros” é um autêntico road movie da risada. O filme revela uma pesquisa itinerante por piadeiros não profissionais em todo o país. Nele, encontramos gente boa de contar piada nas ruas, praças, bares e mercados. Gente a quilômetros de distância dos holofotes dos palcos e da televisão. Gente que, além de interessante, tem o especial talento de fazer os outros rirem apenas contando uma piada. Gente, talvez, um tanto em extinção.
“Piadeiros” é uma realização da produtora Mira Filmes e conta com a distribuição da Espaço Filmes.
Sobre o diretor
Diretor, produtor e roteirista, Gustavo Rosa de Moura estreou em 2010 nos cinemas seu primeiro longa-metragem como diretor, o documentário Cildo. Em 2011, fundou a Mira Filmes. No ano seguinte, lançou o documentário “Consideração do poema”, os curtas “Capela” e “Acho que chovia”, e os programas de TV “O papel da vida” e “Cada canto”, ambos com exibição no Canal Brasil.
Atualmente, além de lançar o documentário “Piadeiros” e a sitcom “Quero ter um milhão de amigos”, finaliza “Canção da Volta”, seu primeiro longa-metragem de ficção. Seus próximos projetos como diretor são “Antonio” (baseado no livro homônimo de Beatriz Bracher) e “O Desaparecido” (adaptação do romance “O desaparecido ou Amerika”, de Franz Kafka).
Sobre a Produtora
Formada em 2011 por Gustavo Rosa de Moura, Carmem Maia e Marina Person, a Mira Filmes é uma produtora de conteúdo original para cinema, TV, internet e exposições.
Nos últimos anos, a Mira Filmes realizou os programas de TV “O papel da vida” e “Cada canto” (Canal Brasil), os documentários “Consideração do poema” (IMS), “Josephine King” (Arte 1 e Curta!) e “As incríveis histórias de um navio fantasma” (ESPN). Além disso, lançou os curtas-metragens “Acho que Chovia”, “Capela” e “E”.
Atualmente, produz os documentários “Guarnieri”, de Francisco Guarnieri, e “Seguindo a linha: a história de Ricardo Prado”, de André Bonfim, além da série de TV “Até o primeiro disco”, de Marina Person. Finaliza o telefilme “Marulho”, de Miguel Ramos, e o longa-metragem “Canção da Volta”, de Gustavo Rosa de Moura.
Além do documentário “Piadeiros”, de Gustavo Rosa de Moura, a Mira lança também a sitcom “Quero ter um milhão de amigos”, que estreia em outubro na Warner, e o primeiro longa metragem de ficção de Marina Person, “Califórnia”, que estreia nos cinemas no início de dezembro.
Ficha Técnica:
“Piadeiros” – estreia nacional em 19/11
90 min/ 2015/ Brasil/ idioma: português
Direção: Gustavo Rosa de Moura
Produção: Carmem Maia, Giulia Setembrino, Gustavo Rosa de Moura
Produção executiva e direção de produção: Giulia Setembrino
Produção de lançamento: Felipe Rosa, Amanda Gutiérrez
Produtora: Mira Filmes
Produção local: Caroline Araújo, Caroline Louise, Fernando Libanio, Henrique
Vidal, Jéssica Luz, Pedro Martins, Priscila Pampolini
Fotografia: Francisco Orlandi Neto
Som direto: André Bomfim
Montagem: Bernardo Barcellos
Edição de som e Mixagem: Daniel Turini e Fernando Henna
Coordernador de pós: Brunno Schiavon
Colorista: Francisco Orlandi Neto
Design: Joana Brasiliano e Mariane Klettenhoffer
Classificação Indicativa: Ainda em processo
Sinopse curta: “Piadeiros” [Brasil, 2015], de Gustavo Rosa de Moura (Espaço Filmes). Gênero: documentário. Uma equipe de filmagem viaja pelas cinco regiões do Brasil em busca de “piadeiros” não profissionais. Gente boa de contar piada nas ruas, praças, bares e mercados. Gente a quilômetros de distância dos holofotes dos palcos e da televisão. Gente que, além de interessante, tem o especial talento de fazer os outros rirem apenas contando uma piada. Gente, talvez, um tanto em extinção. Misturando personagens, paisagens, a equipe e o próprio processo itinerante de pesquisa, Piadeiros é um autentico road movie da risada.