O ator Philip Seymour Hoffman, 46, vencedor do Oscar, foi encontrado morto em seu apartamento em Nova York (Greenwich Village) por volta das 11h30 deste domingo, 02/02/2014.

O Departamento de Polícia de Nova York está investigando o caso, e divulgou que a causa preliminar da morte pode ter sido overdose acidental por uso de drogas, o que pode ser corroborado por evidências encontradas pela polícia no local. O corpo do ator foi achado por um amigo.

O ator assumiu ter problemas por uso de drogas e que iria procurar ajuda, declarou ainda estar confiante que superaria o problema. Hoffman lutava contra o vício em drogas e ficou internado em uma clínica de reabilitação por dependência de heroína.

Ele venceu o Oscar de melhor ator pelo filme “Capote” (2005). Foi também indicado, como coadjuvante, pelos longas “Jogos do Poder” (2007), “Dúvida” (2008) e “O Mestre” (2012).

Outros personagens importantes da carreira foram Jon Savage, em “A Família Savage” (2007), que o fez ser indicado ao Globo de Ouro.

Ele também recebeu elogios ao interpretar o jornalista Lester Bangs em “Quase Famosos” (2000) e o vilão Owen Davian de “Missão Impossível 3”. A filmografia de Philip Seymour Hoffman tem ainda “Tudo pelo Poder” (2011), “Sinédoque, Nova York” (2008), “Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto” (2007), “Magnólia” (1999), “O talentoso Mr. Ripley” (1999), entre outros.

Um dos últimos papéis de Philip Seymour Hoffman foi o de Plutarco Heavensbe em Jogos Vorazes: Em chamas.

A família do ator soltou um comunicado: “Nós ficamos devastados com a perda do nosso amado Phil e apreciamos a quantidade de apoio e amor que temos recebido de todos. Foi uma perda trágica e repentina e pedimos que as pessoas respeitem nossa privacidade neste momento de luto. Por favor, mantenham Phil nos seus pensamentos e nas suas orações”. Hoffman tinha três filhos com a figurinista Mimi O’Donnell.

A Lionsgate também se pronunciou sobre a morte do ator, que interpretava Plutarco Heavensbee nos filmes da franquia Jogos Vorazes. Segundo o estúdio, Hoffman já havia concluído a primeira parte de A Esperança e tinha mais nove dias de filmagem marcados para encerrar sua participação na Parte 2.

Ainda não há informação sobre como a produtora adaptará a trama para cobrir as cenas que faltaram, porém, o estúdio garante que manterá as datas de lançamento para 21 de novembro de 2014  e 20 de novembro de 2015. “Philip Seymour Hoffman era um talento único e um dos atores mais talentosos da nossa geração. Somos muito gratos por ele ter se juntado a família Jogos Vorazes. Perdê-lo no seu auge é uma tragédia e enviamos nossas profundas condolências a família de Philip”, diz o comunicado.

PSH

Biografia:

Hoffman nasceu em Fairport, nos Estados Uidos. Ele era casado com a estilista Mimi O’Donnell e deixa três filhos: Cooper, de dez anos; Tallulah, de seis; e Willa, de quatro.

Philip Seymour Hoffman (Fairport, 23 de julho de 1967 – Nova Iorque, 2 de fevereiro de 2014) foi um ator e diretor teatral americano. Hoffman iniciou sua carreira na televisão, em 1991, e no ano seguinte começou a aparecer no cinema. Gradualmente conquistou reconhecimento por seu trabalho como ator coadjuvante em diversos filmes célebres, como Scent of a Woman, de 1992, Twister, de 1996, Boogie Nights, de 1997, Happiness e The Big Lebowski (br: O Grande Lebowski), de 1998, Magnolia e The Talented Mr. Ripley de 1999, Almost Famous (br: Quase Famosos), de 2000, 25th Hour e Punch-Drunk Love, de 2002, e Cold Mountain, de 2003.

Em 2005 Hoffman interpretou o papel-título no filme biográfico Capote, de 2005, pelo qual ele conquistou diversos prêmios, incluindo um Oscar de melhor ator. Foi indicado por outras duas vezes ao Oscar de melhor ator coadjuvante pelo seu trabalho em Charlie Wilson’s War (br: Jogos do Poder / pt: Jogos de Poder), de 2007, e Doubt, de 2008. Entre os outros filmes elogiados pela crítica nos quais atuou estão Before the Devil Knows You’re Dead e The Savages, de 2007. Em 2010 fez sua estreia como diretor de cinema com Jack Goes Boating.

Hoffman também é um premiado ator e diretor teatral. Passou a fazer parte da LAByrinth Theater Company em 1995, e desde então dirigiu e atuou em diversas produções Off- Suas atuações em duas peças da Broadway lhe renderam duas indicações ao Prêmio Tony; uma de melhor ator, em True West (2000), e outra de melhor ator coadjuvante em Long Day’s Journey into Night (2003).

Philip Seymour Hoffman conseguiu o papel de Plutarch Heavensbee nas adaptações cinematográficas de Em Chamas (2013), A Esperança parte 1 (2014) e A Esperança parte 2 (2015), da saga Jogos Vorazes de Suzanne Collins.

Philip era filho de Marilyn Hoffman Coonor e Gordon Hoffman, e irmão de Gordy Hoffman, Emily Hoffman e Jill Hoffman.

Hoffman vivia com sua namorada, a estilista Mimi O’Donnell, que conheceu na peça In Arabia We’d All Be Kings, de 1999, dirigida por Hoffman. Tiveram um filho, Cooper Alexander, nascido em março de 2003, e duas filhas, Tallulah, nascida em novembro de 2006,1 e Willa, nascida em outubro de 2008.