Grupo Omelete divulga a 3ª edição da maior pesquisa do gênero do país, com quase 14 mil participantes que responderam a mais de 100 perguntas entre setembro e outubro de 2015

O fã de cultura pop brasileiro tem, em média, 25,5 anos de idade, é homem, mora no Sudeste, tem ensino superior completo e renda familiar entre 3 e 6 salários mínimos. É o que mostra a pesquisa encomendada pelo Grupo Omelete, que coletou e analisou informações de 13.724 pessoas que responderam 102 questões relacionadas a comportamento, hábitos de consumo, preferências sobre consumo de mídia e mobilidade.

pop1

Hábitos de Consumo de Cultura Pop no Brasil

A grande surpresa foi a popularidade das plataformas de streaming, que ultrapassaram a TV a cabo como o “local” predileto para assistir a filmes – o cinema ainda é o predileto (cinema com 66%, streaming com 21% e TV a cabo com 3%). Netflix e YouTube são os streamings mais usados (83% e 70%, respectivamente). O (agora extinto)Popcorn Time aparece em terceiro, com 25%. O mais curioso: em 2014, quando foi realizada a segunda edição da pesquisa, 32% não utilizavam nenhum serviço desse tipo.

“O Cinema ainda está em primeiro lugar na preferência do público, mas a ascensão do streaming representa a principal mudança de comportamento dos consumidores de cultura pop. Isso mostra como o serviço está dominando o mercado, e a abrangência do Netflix com o tema super-herói gerou a química perfeita”, ressalta Pierre Mantovani, CEO do Grupo Omelete.

Confira outras curiosidades apontadas pela pesquisa:

  • A série Demolidor (da Marvel e Netflix) foi a mais vista pelos respondentes da pesquisa, ultrapassando Game Of Thrones, vencedora nos últimos dois anos;
  • Robert Downey Jr. (o Homem de Ferro) é o ator predileto, enquanto Scarlett Johansson (a Viúva Negra) é a atriz preferida – reflexo direto do sucesso da Marvel. Apesar disso, o Batman aparece no topo como o super-herói mais amado, o mesmo resultado do ano passado.
  • O filme citado como “O melhor dos de todos os tempos” foi Star Wars – Episódio V: O Império Contra Ataca, e o melhor dos últimos 12 meses foi Mad Max: Estrada da Fúria, seguido, sem surpresa, de Avengers: Era de Ultron.
  • As marcas mais amadas pelos respondentes continuam sendo Marvel, Disney, Google, DC Comics e Apple – sem mudanças em relação a 2014.
  • WhatsApp e Facebook são as redes sociais mais usadas, seguidas de YouTube, Instagram, Twitter eSnapchat – esse último em posição de destaque (com 26% da citações como “uso todos os dias”), considerando que essa rede social praticamente nem existia ano passado.
  • Warner e HBO são os canais prediletos entre todos os abertos e fechados da TV (59% e 53%). SBT aparece na frente da Globo (10% e 8%), mas o programa Masterchef  foi eleito o predileto, seguido de The Noite.

Com suporte metodológico da Lúnica Consultoria, a pesquisa anual Hábitos de Consumo de Cultura Pop no Brasil ficou aberta para participação no portal Omelete entre setembro e outubro. Confira os principais dados socioeconômicos levantados pelo estudo:

  • Média de 25,5 anos (55% entre 20 e 29 anos);
  • 70% homens, 30% mulheres;
  • 69,1% moram no Sudeste (60% são de Rio de Janeiro e São Paulo);
  • 53% têm ensino superior;
  • 80% são solteiros;
  • 87% não têm filhos;
  • 30% têm renda familiar entre 3 e 6 salários mínimos;
  • 95% faz compras pela web – a média brasileira é de 20%;
  • 95% possuem smartphones – a média brasileira é 70%;
  • 37% já adquiriram um tablet.