A programação de julho ainda inclui shows de Paulinho FDS e do grupo Doce Encontro, além de atividades que celebram o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

As Fábricas de Cultura, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, das zonas Norte e Sul da capital paulista, de Osasco e Diadema, na Região Metropolitana, e Iguape no Vale do Ribeira, estão com uma programação que explora diversos meios artísticos em julho. Confira os destaques:
Na Fábrica de Cultura Jaçanã, o público poderá se divertir com o Cine Jaçanã nos dias 6 e 21 de julho, às 10he 14h, respectivamente. As sessões contam com distribuição de pipoca gratuita. Ali do lado, na unidade Brasilândia, o destaque é para o teatro com a apresentação do espetáculo Retratos no dia 8 de julho, às 14h. A peça aborda 8 retratos sociais que são colocados no palco através de situações do cotidiano.
A Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape promove no dia 9 de julho, a partir das 16h, a 1ª festa de São João da unidade. A Festa Julina terá a erguida do mastro, fazendo alusão a mais antiga tradição das comunidades do Vale do Ribeira; apresentação do Grupo de Fandangueiros; a Quadrilha da Tia Lu; show de Tuingo e Bastião, muito forró e arrasta-pé com o grupo Forró da Pitangueira e o Trio Mana Flor.
Já no dia 12 de julho, a unidade Vila Nova Cachoeirinha leva para o YouTube das Fábricas de Cultura o espetáculo Brasilidade – Muito Prazer, as Iyálódes, que traz o recorte racial e de gênero presente na música popular com mulheres negras cantando grandes sucessos de mulheres negras que são referências nessa arte.
A Zona Norte continua animada com o Festival de Inverno da Fábrica de Cultura Jaçanã. Realizado no dia 16 de julho, a partir das 10h, o Festival oferece diversas atrações na música e na dança: shows com Skina Birds, forró pé de serra com Sales, Samba da Tia Preta, Zumba Julina e apresentação do grupo T2 Jova Crew.
Também no dia 16, mas a partir das 16h, acontece na Fábrica de Cultura Jardim São Luís o Ballroom – House of Dengo, evento que chegou para fomentar a cultura Ballroom, que é uma cultura negra, latina e LGBTQIA+ dos anos 60 que fala sobre moda e dança dentro das periferias. Na Fábrica de Cultura 4.0 de Osasco, o destaque é para o bate-papo O que é Independência Hoje? com o historiador Allan da Rosa. Neste encontro, realizado no dia 19 de julho, às 10h, ele abordará as complexidades que marcaram a independência de 7 de setembro e a polarização que o Brasil vivencia atualmente por meio da arte.
No dia 20 de julho, a unidade Diadema ocupará o canal do YouTube das Fábricas de Cultura com o Sarau na Cozinha, realizado pelo Coletivo Cultural Marginaliaria. Às 20h será exibido um curta-metragem com as reflexões do coletivo sobre o literário, o audiovisual, o musical e o gastronômico através do preparo de receitas de culinária popular.
O dia 23 de julho será movimentado em diversas unidades das Fábricas de Cultura com atividades para todos os gostos. Começando em Osasco com a Caravana Lúdica, que reunirá jogos de diferentes épocas e partes do mundo feitos em madeira reciclável, tecido, tinta e pirógrafo na praça em frente a unidade a partir das 13h. Já na Zona Sul, a unidade Capão Redondo recebe às 18h30 o Cultura na Calçada com o circuito Nordeste Aqui – Arraiá na Kombi, projeto que leva ao público uma atmosfera sonora que reverencia as tradições da cultura nordestina, apresentando ritmos tais como Baião, Xote, Coco e Xaxado, e tudo dentro de uma kombi.
A música será o carro chefe da programação do dia 23 de julho na Fábrica de Cultura Jardim São Luís. Às 18h, a unidade recebe Paulinho FDS, músico nascido na região e conhecido por ter encabeçado o popular grupo de samba “Fim de Semana”, que abrirá o show do grupo de pagode Doce Encontro. A partir das 20h, o grupo apresentará grandes sucessos da carreira, como Alucinado, Lugares Proibidos, Sem Razão, e Homem Perfeito.
Outra celebração em destaque nas Fábricas de Cultura é o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/07). De 26 a 30 de julho, a partir das 16h, o canal do YouTube das Fábricas de Cultura será ocupado por um bate-papo e cinco apresentações de sucessos da MPB interpretados por artistas negras. A Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha propõe homenagens e reflexões sobre como as mulheres negras são tratadas socialmente e culturalmente nos dias de hoje, com problemáticas que foram herdadas desde a escravidão.
No dia 26 de julho, às 19h, a unidade Diadema realiza a Roda de Trocas: Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha que será transmitida pelo YouTube das Fábricas de Cultura. Foram convidadas quatro ativistas e intelectuais para uma roda de conversa com reflexões sobre a situação atual e o propósito para os próximos 30 anos dessa luta. Participam deste encontro a atriz Mércia Magalhães; a coordenadora do GT Mulher do MNU (Movimento Negro Unificado) Rosângela França; e as educadoras sociais Neia Bueno e Márcia Damasceno.
As celebrações continuam na Fábrica de Cultura Capão Redondo com a oficina Estética Negra e Cabelos Afros com Quero Trançada e a Louca das Tranças, afro-empreendedoras do Capão Redondo. A partir das 14h, ambas farão uma vivência contando histórias de cabelos e vidas, considerando a sensibilidade do toque e ensinamentos de cuidados que colaboram com a autoestima e fortalecem as identidades.
O mês nas Fábricas de Cultura será finalizado com uma agenda voltada para a cultura pop. No dia 31 de julho, a partir das 9h, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe a 2ª edição presencial da PerifaCon, a Convenção Nerd das Favelas. A primeira edição aconteceu em março de 2019, com ajuda de financiamento coletivo, e reuniu cerca de 7 mil pessoas na Fábrica de Cultura do Capão Redondo.
Ainda na Zona Norte, a unidade Vila Nova Cachoeirinha celebra o Dia do Rock (13/07) com uma homenagem ao movimento Punk Rock. No Rock in Fábrica, a unidade convida as bandas: Cólera, Dona Olga, Febre Terçã e Invasores de Cérebro para participarem de um show que valoriza as bandas da Zona Norte que fizeram, e ainda fazem, a diferença desse estilo na cidade de São Paulo, onde tudo começou há mais de 30 anos. A celebração acontece no dia 31, às 13h.
Confira a programação completa no site das Fábricas de Cultura. Atualmente, as unidades recomendam o uso de máscaras nos espaços internos. No caso de Diadema, o uso é obrigatório devido ao decreto municipal nº 8.154.

SERVIÇO:

 

FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

 

ESPETÁCULO RETRATOS

8/7 — Sexta-feira — 14h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

 

PERIFACON

31/7 — Domingo — 9h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

 

FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

 

CINE JÇN

6/7 — Quarta-feira — 10h | 21/7– Quarta-feira — 14h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

 

FESTIVAL DE INVERNO NA FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ

16/7 — Sábado — 10h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

 

FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

 

BRASILIDADE – MUITO PRAZER, AS IYÁLÓDES

12/7 — Terça-feira — 15h

Atividade Livre.

Online: Youtube.

 

ROCK IN FÁBRICA

31/7 — Domingo — 13h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

 

FÁBRICA DE CULTURA DIADEMA

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 – Centro – Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

 

SARAU NA COZINHA – COM COLETIVO CULTURAL MARGINALIARIA

20/7 — Quarta-feira — 20h

Atividade Livre.

Online: Youtube

 

RODA DE TROCAS: DIA DA MULHER NEGRA LATINO AMERICANA E CARIBENHA

26/7 — Terça-feira — 19h

Atividade Livre.

Online: Youtube

 

FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240

 

ESTÉTICA NEGRA E CABELOS AFROS COM QUERO TRANÇADA E A LOUCA DAS TRANÇAS

28/7 — Quinta-feira — 14h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

 

NORDESTE AQUI | ARRAIÁ NA KOMBI [ESTÚDIOS]

23/7 — Sábado — 18h30

Atividade Livre.

Presencial na unidade.
FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

 

BALLROOM || HOUSE OF DENGO

16/7 — Sábado — 16h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.
PAULINHO FDS (SHOW DE ABERTURA) + GRUPO ‘DOCE ENCONTRO’

23/7 — Sábado — 18h | 20h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

 

FÁBRICA DE CULTURA 4.0 DE OSASCO

Rua Santa Rita, s/nº – Jardim Rochdale — Osasco | Tel: (11) 9.1415-1640 | (11) 9.4234-2608

 

O QUE É INDEPENDÊNCIA HOJE?! COM ALLAN DA ROSA

19/7 — Terça-feira — 10h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.
CARAVANA LÚDICA

23/7 — Sábado — 13h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.
FÁBRICA DE CULTURA 4.0 DE IGUAPE

Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico — Iguape | Tel: (13) 3848-9300
FESTA JULINA NA FÁBRICA DE CULTURA IGUAPE

9/7 — Sábado — 16h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.
TODAS AS UNIDADES

 

ABERTURA DA SEMANA DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA [ESTÚDIOS]

26/7 — Terça-feira — 16h: ABERTURA

27/7 — Quarta-feira — 16h: DONA DUDA

28/7 — Quinta-feira — 16h: ANA AOAS

29/7 — Sexta-feira — 16h: CAMILA BENEDICTO

30/7 — Sábado — 16h: VIVIANE ABRAHÃO

30/7 — Sábado — 16h30: BATE-PAPO DE ENCERRAMENTO

Atividade Livre.

Online: Youtube