Menina dos Meus Olhos é uma peça original escrita e encenada por Tathiana Piancastelli, uma jovem de 29 anos com síndrome de Down que estreiou em Nova York, a capital das super produções teatrais. A peça conta a história de Bela, uma adolescente em busca do amor e aceitação social que esteve em cartaz em cartaz de 3 a 15 de dezembro de 2013, no Teatro Círculo (64 E 4th St), em Manhattan.
Projeções de imagens e legendas em inglês levam o público, independente da nacionalidade , a mergulhar no mundo criado por Tathiana. Nele a personagem Bella passa por vários preconceitos diante da sociedade, inclusive dos próprios pais. Depois de muito sofrimento, Bella busca ajuda de um amigo através do qual ela conhece o amor de sua vida.
A construção da peça segue a linha do teatro físico, onde a criação das cenas usam o corpo do ator como ponto de partida para a criação. “Tathiana é artista, adulta, madura e preparada para encenar. Ela responde instantaneamente às imagens que surgem em sua mente e apesar das dificuldades físicas e cognitivas que enfrenta, são exatamente essas tão faladas “dificuldades” que permitem sua total liberdade de expressão”, afirma Débora Balardini, diretora do espetáculo.
Tathiana escreveu Menina dos Meus Olhos sem pontuações ou concordâncias verbais. A adaptação do texto para o teatro, respeitou seu estilo narrativo, onde Tathiana transita de um pensamento ao outro sem pedir permissão ao mundo. “Eu tirei tudo da minha cabeça, pois amo atuar e meu sonho é apresentar uma peça em NY”, comenta Tathiana, escritora e protagonista da peça.
Débora Balardini, atriz e diretora atuante em diversos países, dirige o espetáculo contando com um casting de nove atores. A frente da companhia Nettles Artists Collective, juntamente com Sandie Luna, fazem a co-produção da peça. O objetivo do grupo é difundir no cenário do teatro americano vozes globais autênticas e um teatro físico inovador.
Tathiana Piancastelli
Nascida em São Paulo, Tathiana é atriz, autodefensora e apresentadora de TV. Já atuou em peças de teatro brasileiras e em comerciais institucionais da Rede Globo de Televisão. Ela é voluntária no Instituto MetaSocial, que desenvolve ações junto à mídia para promover a inclusão social. Em 2010 Tathiana representou o Brasil nas comemorações do Dia Internacional da síndrome de Down nas Nações Unidas em NY. Tathiana também é conhecida por ser inspiração do cartunista Maurício de Sousa para a criação da personagem Tati com síndrome de Down. Na revista Viva as Diferenças, ela interage com a Turma da Mônica.