Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, e seu editor de arte, Mauro Souza, falam sobre a história da marca, novas tecnologias e os bastidores do mercado editorial
Se existe uma turminha que é sinônimo de sucesso, inspirando gerações, ela se chama Turma da Mônica! Um dos grandes mestres do mercado editorial, Mauricio de Sousa, credita este sucesso ao amor pela leitura, à sensibilidade ao observar as crianças e tê-las como inspiração, e também ao fato de sua empresa manter-se aberta às inovações, entendendo as movimentações do mercado e buscando adaptar-se para manter-se forte na lembrança de milhões de pessoas de todas as idades.
O INÍCIO DE TUDO!
Há mais de 60 anos, a Turma da Mônica é uma marca com forte presença nas famílias do Brasil e do mundo. Quem vê o sucesso da turma do bairro do Limoeiro não imagina que ela só existe porque há anos um garotinho achou um gibi velho na rua e o levou para casa. “Eu achei bonita aquela história colorida, levei pra casa e pedi pra minha mãe ler pra mim. Meu pai começou a trazer novos gibis e eu pedia toda hora pra minha mãe ler. Até que, um dia, ela começou a me ensinar a ler, para que eu fizesse a leitura sozinho”, relembra Mauricio.
Foi um caminho sem volta! Aos 4 anos, Mauricio tomou gosto pela leitura e, além dos gibis, passou a ler livros de todos os gêneros. “Na adolescência, eu lia um livro por dia. O livro está na minha história e me deu a base que eu precisava para fazer tudo o que eu faço hoje”, conta.
:: A INSPIRAÇÃO PARA OS PERSONAGENS
O primeiro personagem a ganhar vida foi o Bidu, já com seu dono, Franjinha. Com o passar do tempo, Mauricio aumentou a turma, inclusive criando personagens inspirados em todos os seus dez filhos. O desenhista conta que fazia desenhos das crianças, adaptando as características de cada uma, para que elas virassem personagens. “Aprendi muito observando os hábitos e costumes das crianças, as ações e reações que tinham… E fui ajudado pelo destino, já que tenho 10 filhos”, se diverte.
Mauricio conta que qualquer criança serve de inspiração para um personagem, pois os pequenos têm muito a nos ensinar. “Eles são espertos, inteligentes, veem tudo que acontece e comentam de maneira espontânea”, complementa.
:: CRESCIMENTO DA MARCA TURMA DA MÔNICA
O sucesso da Turma da Mônica foi algo estrondoso e, por vezes, Mauricio era questionado por jornalistas, que compravam suas tirinhas, se era ele mesmo quem fazia tudo. “Naquela época eu fazia tudo sozinho. Desenhava, escrevia, colocava de baixo do braço e saía pra rua. Até falava para os jornalistas que tinha uma equipe por trás, mas na verdade fazia tudo sozinho”, explica.
Com o crescimento acelerado da marca, a criação de novos personagens e a diversidade de produtos que nasceram de parcerias, o desenhista precisou criar uma equipe de apoio. “O Mauricio participa de tudo, está presente em todas as produções, mas hoje existe toda uma equipe por trás para que o produto seja finalizado. Como no caso da parceria com a Dentro da História”, conta Mauro Souza, Editor de Arte de Ilustração de Livros, da Mauricio de Sousa Produções.
Mauro conta que, um único produto passa pelas mãos de até seis pessoas, além da supervisão do próprio Mauricio. “Quando a parceria de um livro nasce, depois de alinhar todos os detalhes, a equipe inicia os trabalhos, que vai do roteirista até os desenhistas”, explica.
:: DESAFIO DE MANTER-SE ATUAL
Com décadas de sucesso, o legado de Mauricio de Sousa tem atravessado gerações. As formas de produção de um livro se modernizaram, a exemplo de como são feitos os livros da Dentro da História, plataforma de livros personalizáveis que permite a criação de avatares para que as crianças sejam literalmente inseridas na história. “A Dentro da História é uma das melhores coisas que aconteceu à Turma da Mônica”, afirma Mauricio. Para o cartunista, colocar a criança na história, ao lado dos personagens da Turma da Mônica, é algo mágico, que faz com que o pequeno leitor se interesse pelo conteúdo de forma natural, mesmo sem entender direito quem são aqueles que estão no enredo junto com ele. “Se na época em que eu era criança tivesse um livro com a minha ‘carinha’, eu correria atrás para lê-lo também”, brinca. “A parceria é um sucesso! Antes da pandemia eu saía nas ruas, e as crianças traziam os livros da Dentro da História para eu autografar. A junção da nossa história com a tecnologia foi algo encantador”, reforça.
Para Mauro, o grande desafio da parceria com a plataforma de livros personalizáveis foi a caracterização dos avatares das crianças. “Tudo é feito com nosso “Formato Mauriciano”, com atenção especial à cabeça, olhos e roupinhas. Desta forma, acontece uma identificação do leitor com a turma e isso tem fluído muito bem”, comenta. A caracterização do avatar envolve características pessoais com inúmeras possibilidades de escolha, como óculos de grau, cadeiras de rodas ou até o animal de estimação, seja ele um cachorro ou um unicórnio. A plataforma mantém quatro títulos em parceria com a Mauricio de Sousa Produções em seu catálogo: Uma Aventura no Limoeiro, Visita ao Chico Bento, O Sumiço do Sansão e Conhecendo a Turma da Mônica. Ao adquirirem esses títulos, os leitores são transportados para dentro do livro, com sua imagem transformada em um avatar com as mesmas características da Turma da Mônica.
:: OS 4 PILARES DE CRIAÇÃO DOS LIVROS
Segundo Mauro, após a parceria entre a editora e a Mauricio de Sousa Produções ser fechada, e a equipe ter obriefing em mãos, inicia-se o processo de criação do livro que contempla: roteiro, desenho à mão, finalização da arte no software e colorização.
Com base no briefing, o roteirista é o responsável por desenvolver as características necessárias para um bom enredo. “Algo muito bacana é que todos os nossos roteiristas também desenham, então a maioria dos roteiros é desenhada, além da parte escrita eles fazem um pequeno layout”, explica Mauro
Após a roteirização da narrativa, os desenhistas dão sequência à história. É hora de pegar o esboço e começar a traçar os personagens. “Os nossos desenhistas trabalham com pranchetas, desenham a lápis. Então, nessa fase o personagem já tem as características visuais do Mauricio. As páginas antes esboçadas já estão desenhadas e finalizadas”, esclarece o editor de arte
Desenhos prontos, então é a hora da arte-final! Segundo Mauro, atualmente a Mauricio de Sousa Produções trabalha com computadores, então, o desenho anterior será escaneado e terá um artista que fará a finalização num software. Nesta etapa, aquele livro final que conhecemos já está com mais forma.
A última etapa de produção é a colorização. Nessa fase, o livro já possui todas as artes com texto. “Ele fica exatamente como o exemplar que chegará na casa do leitor,” comenta Mauro.
De acordo com o profissional, há a participação do Mauricio em todas as etapas de criação. “É como se fosse uma orquestra, os desenhistas seriam cada um tocando o seu instrumento, e o Mauricio é o maestro que vai conduzindo isso tudo. Ele sabe exatamente o que cada um está fazendo e consegue ter a percepção do que pode ser melhorado e modificado. A presença dele no trabalho é enriquecedora para nós”, finaliza.
SOBRE A DENTRO DA HISTÓRIA
A Dentro da História é uma edtech brasileira que atua com personalização de livros infantis. Por meio de uma plataforma online que permite a criação de um avatar com características físicas das crianças, como tom de pele, cor de cabelo e olhos, estilo de roupa, óculos e calçado, possibilita que os pequenos participem de histórias ao lado de seus personagens preferidos.
Com apenas três anos no mercado, a startup já vendeu mais de 400 mil livros personalizados, entre sucessos como Turma da Mônica, Batman, O Pequeno Príncipe, Galinha Pintadinha, Princesas Disney e muitos outros. O catálogo de livros da Dentro da História auxilia no desenvolvimento das crianças e potencializa em até três vezes a retenção do conteúdo e o aprendizado.