Para ajudar a ONU, rede Ensina Mais Turma da Mônica cria concurso de soluções sustentáveis

//Para ajudar a ONU, rede Ensina Mais Turma da Mônica cria concurso de soluções sustentáveis

Em linha com a Agenda de 2030, os Concursos Culturais deste ano estimulam alunos a buscarem formas de economizar água

Cada vez mais, o ensino é definido por ações que vão além dos limites da sala de aula e se conectam a temas de interesse global. A Ensina Mais Turma da Mônica, franquia de apoio escolar que reforça a base de crianças e adolescentes, e faz parte da MoveEdu, está empenhada em estimular seus alunos a ajudar a ONU (Organização das Nações Unidas) a salvar o planeta. Ao longo dos anos, a Ensina Mais cria Concursos Culturais que estimulam os estudantes a desenvolverem soluções para assuntos importantes. Em 2019, um dos temas mais relevantes da Agenda de 2030 é o consumo sustentável de água.

Chamados de “Amigos da Água”, os Concursos deste ano dividem os ensinos fundamentais 1 e 2 e abrangem o país inteiro em uma competição que incentiva os alunos a procurarem maneiras de reverter o mau uso do recurso hídrico.

“As crianças assistem a um desenho da Turma da Mônica em que os personagens utilizam mal a energia elétrica e sofrem com um apagão”, explica Leonardo Andreoli, gerente da Ensina Mais Turma da Mônica. “De forma lúdica, o vídeo ilustra para as crianças que a má utilização da água e o consumo irracional deste recurso têm impacto na vida de todos nós, e os estimula a pensar em soluções”, completa.

O concurso funciona de forma simples: com apoio dos pais, alunos de seis a dez anos criam um desenho com uma ideia ou solução para o tema. Para participar, basta acessar www.ensinamais.com.br/amigosdaaguadesenho/home, fazer cadastro e arquivar no site o desenho com uma solução para o melhor uso da água. É possível também entregar o desenho, de forma física, na unidade em que a criança estuda. As ilustrações ficam expostos no portal e são sujeitos a voto público. Ao final, um comitê da Ensina Mais irá selecionar os que trazem as melhores soluções.

No caso dos adolescentes do ensino fundamental 2, os alunos são estimulados a escrever uma redação com resoluções para o problema de desperdício de água. O cadastro deve ser feito no site: www.ensinamais.com.br/amigosdaagua e a competição se dá em duas etapas: na primeira, após arquivar o texto no site, as produções escritas ficarão expostas para a votação do público em geral. As três mais votadas vão para a segunda fase, na qual a Ensina Mais determina as três primeiras colocações.

“Aqui há também a importância de incrementar o aprendizado do estudante: ao treinar a escrita, aquele aluno já estará se preparando para uma eventual prova do Enem, por exemplo, para a qual ele deverá argumentar em torno de algum problema ou temática específica”, explica o gerente.

O concurso é válido até o dia 6 de julho. Os primeiros colocados nos dois concursos receberão um Playstation 4. Para os segundos e terceiros lugares, a premiação será um box de livros da Turma da Mônica para o Ensino Fundamental 1, e respectivamente, uma mochila e um box de livros dos personagens para os alunos do Fundamental 2.

Realizados desde 2012, os Concursos Culturais têm sido um sucesso de adesão, ano após ano. Em 2018, a rede teve um total de 5.702 participantes em todo o Brasil, com alunos do fundamental 1 e 2. A aluna Julia Montserrat, da unidade de Formiga, em Minas Gerais, conquistou o primeiro lugar da competição. A expectativa para 2019 é superar a adesão de alunos, que deve se aproximar dos 6 mil inscritos das cinco regiões do país. As inscrições são gratuitas.

A ONU pede que cada governo comprometido com a Agenda de 2030 – caso do Brasil – faça uma espécie de prestação de contas, demonstrando quais ações estão sendo tomadas para minimizar os problemas levantados. “Atividades como o ‘Amigos da Água’ certamente têm muito a acrescentar à organização, pois estimulam ações sustentáveis. O objetivo maior de cada Concurso Cultural é que a atividade gere um impacto social nas crianças e adolescentes e, assim, formem-se cidadãos conscientes e prontos para ajudar nos desafios que atingem o nosso planeta”, explica Rogério Gabriel, presidente e fundador da MoveEdu, grupo de franquias de educação e líder nacional no segmento profissionalizante.

Ensina Mais Turma da Mônica

Rede de apoio escolar, em parceria com a Turma da Mônica. Trabalha com crianças e adolescentes nas disciplinas de português, matemática, robótica, inglês e informática. A rede surgiu em 2012 da necessidade de melhoria na educação de base das crianças e jovens brasileiros, que chegam hoje ao ensino médio com desempenho muito aquém do necessário para ingressar em uma boa universidade. São mais de 100 franqueadas no Brasil inteiro e a empresa tem planos de expansão não só para todo o território nacional, mas também ao longo do Mercosul.

Sobre a MoveEdu: a MoveEdu detém as maiores redes de cursos profissionalizantes do Brasil: Prepara Cursos, Microlins, People e SOS. Com mais de 30 anos de experiência no setor, 500 mil alunos ativos e milhões formados e cerca de 1,2 mil unidades no país, as marcas oferecem mais de 90 opções de capacitação profissional em diversas áreas. A MoveEdu também detém as marcas Programas Educacionais Ensina Mais Turma da Mônica, hoje uma referência em complemento escolar de Português, Matemática, Inglês e Robótica no Brasil, e as recém-lançadas marcas de idiomas English Talk, focada em inglês para adultos e a Pingu’s English, escola internacional de inglês para a primeira infância. Com a aquisição da plataforma Prospere ITB, em dezembro de 2018, a MoveEdu passou também a ofertar mais de 200 cursos de Ensino à Distância (EAD), todos aprovados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A MoveEdu tem a tecnologia em seu DNA. A metodologia adotada pelas suas marcas é o ensino híbrido, que une o melhor da tecnologia da educação, como aulas digitais interativas e ensino inteligente individualizado, com o acompanhamento de educadores em atividades face a face, permitindo que o aluno desenvolva suas habilidades no seu ritmo e com alto desempenho.

2019-03-15T01:42:20-02:00