Controverso, polêmico, divertido. O Oscar pode não ser a premiação mais justa do cinema. Mas com certeza é a principal. Aquela em que os holofotes do mundo se voltam para curtir desde as celebridades no tapete vermelho, até as homenagens e entregas da famosa estatueta.

Palestra beneficente do Oscar com Waldemar Lopes e comentários ao vivo do prêmio, este ano serão online 5

Realizada há 27 anos, a Palestra do Oscar com Waldemar Lopes é o evento mais longevo do gênero no Brasil e tem caráter beneficente. Sua entrada sempre foi um quilo de alimento não perecível em prol de entidades filantrópicas. Nos últimos nove anos, ela aconteceu numa das salas do Cine Roxy 4 e, em virtude da pandemia e necessidade de distanciamento social, em 2021 acontecerá um dia antes da aguardada premiação, de maneira online, no dia 24 de abril, um sábado, das 18h às 19h30, em transmissão ao vivo simultânea nos canais Histórias do Cinema, Santos Film Fest, e na página da Open House Idiomas, entre outros espaços. Durante a transmissão serão disponibilizadas as contas bancárias de ACAUSA e da Igreja Senhor dos Passos, para quem tiver interesse em efetuar doações. O sorteio de brindes, que é tradicional neste evento, está mantido – e será feito para pessoas que fizerem um cadastro a ser divulgado.

“Infelizmente não teremos o contato próximo do evento presencial, mas não podemos deixar de realiza-la e continuar ajudando instituições que fazem importantes trabalhos”, diz Waldemar.

No domingo, 25 de abril, a partir das 21h, Waldemar se junta aos críticos de cinema André Azenha e Barbara Farias e farão comentários ao vivo do Oscar 2021, com transmissões nos espaços virtuais divulgados acima e também no canal Cinema Bárbaro. Também haverá sorteio de brindes e arrecadação em prol de ACAUSA e Igreja Senhor dos Passos. Será o décimo evento beneficente do Oscar realizado pelo CineZen Cultural. Nos nove anos anteriores, a transmissão aconteceu no Cine Roxy 5 e contou com nomes como os jornalistas Gustavo Klein e Marcelo Reis, todos sempre devidamente vestidos à caráter.

Palestra beneficente do Oscar com Waldemar Lopes e comentários ao vivo do prêmio, este ano serão online 6

Histórico da Palestra

“A história da origem da palestra é bem interessante”, afirma Waldemar. “Em um dos cursos de inglês que ministro na Open House Idiomas, chamado ‘Brush up’, que criei para pessoas que quisessem aperfeiçoar o idioma e conhecer mais a cultura americana, eu falava sobre o cinema em Hollywood e filmes independentes”, explica. “Nessas aulas, o Oscar começou a se tornar um tema recorrente, por ser talvez o primeiro prêmio criado para destacar os melhores de um setor e se tornar um modelo e inspiração para demais premiações. Quando se fala de qualquer outro prêmio, como o Tony, por exemplo, é comum se referirem a ele como ‘o Oscar do teatro’”, detalha o artista plástico. “A ideia de fazer a palestra surgiu na sala de aula. Decidi fazer o evento na própria sala de aula da Open House, em inglês, aberta também ao público interessado. Foi um sucesso! O vencedor daquele ano foi ‘Forrest Gump’, e Tom Hanks se tornou uma espécie de amuleto de sorte para mim”, ressalta.

Até 1997 a palestra foi realizada na Open House Idiomas. No entanto, o evento ia crescendo e o problema de espaço se tornou o primeiro obstáculo. A parceria com a Livraria Martins Fontes foi providencial. “Recebi muito apoio da Solange e Aírton, entre 1999 e 2006, onde pude realizar a palestra na sede da Praça Independência”, lembra Waldemar.

Com o fechamento daquela unidade, Waldemar recebeu um grande apoio da Associação dos Médicos de Santos (atual unidade da Associação Paulista de Medicina na cidade), onde o evento ocorreu três anos. “Um maior trabalho começou quando, atendendo a muitos pedidos, comecei a fazer uma sessão extra em português”, destaca. “Infelizmente, problemas de horário e gastos me obrigaram a fazer uma escolha, e a palestra em português prevaleceu”.

“Há 10 anosmeu amigo André Azenha criou uma programação especial de Oscar, com pré-estreias de filmes indicados e a exibição ao vivo da premiação, para o Cine Roxy, e me convidou. E desde então estamos juntos nesta parceria incrível“, ressalta Waldemar.

27ª Palestra do Oscar com Waldemar Lopes
Sábado, 24 de abril, das 18h ás 19h30
Ao vivo e online, transmitida pelas redes do Histórias do Cinema, Santos Film Fest e Open House Idiomas.

10º Oscar ao vivo beneficente
Domingo, 25 de abril, 21h
Ao vivo e online, transmitida pelas redes do Histórias do Cinema, Santos Film Fest, Open House Idiomas e Cinema Bárbaro.