A revista Batman #134 dá aos icônicos olhos brancos do Cavaleiro das Trevas uma história de origem com uma reviravolta muito perturbadora
Desde sua estreia no Detective Comics #27 de 1939 (de Bob Kane, Bill Finger e Vincent Sullivan), um dos detalhes estéticos mais consistentes de Batman tem sido seus olhos brancos assombrosos, uma escolha estilística que enfatizou o medo que ele deveria atingir nos corações dos criminosos. O uso artístico em torno dos icônicos olhos brancos do Batman tem sido uma fonte de debate para muitos fãs da DC Comic que se perguntam como literalmente se deve levar o conceito de Batman ter olhos puramente brancos enquanto usa seu capuz.
Enquanto a maioria dos meios de comunicação live-action tende a remover os olhos brancos do Batman, outros meios tentaram explicar os olhos brancos como sendo lentes dentro do capuz do Batman. Estes incluem DC Universe Online e Batman: Arkham Knight. No entanto, Batman #134 (por Chip Zdarsky, Mike Hawthorne, Tomeu Morey, Adriano Di Benedetto e Clayton Cowles, da VC) deu aos fãs uma nova resposta quanto à origem dos olhos brancos de Batman nos quadrinhos e é muito perturbador.
Batman literalmente vira os olhos para trás!
Quando estava preso em uma dimensão alternativa, graças ao andróide Failsafe como parte de uma história de cinco partes ‘The Bat-Man of Gotham’, Batman se viu em uma enorme prisão subterrânea de propriedade do novo supervilão Red Mask, cheia de variantes com lavagem cerebral de membros da Liga da Justiça.
Quando o vilão colocou os prisioneiros superpoderosos contra o Batman, ele foi forçado a confiar em suas antigas táticas de terror. Assim, ele revirou os olhos e começou a falar em um tom de voz horrível, afirmando ser o pesadelo coletivo de todos os prisioneiros presentes. Essa exibição foi suficiente para causar medo no coração até mesmo do Superman, que voou para fora da prisão em puro pânico.
Este breve momento está aparentemente sendo configurado como a resposta canônica para o motivo pelo qual Batman tem olhos brancos, ou pelo menos durante seus primeiros anos como Batman.
Um dos temas centrais do ‘Bat-Man of Gotham’ tem sido Batman ter que confiar em seus métodos mais antigos de combate ao crime, enquanto ele é incapaz de usar seus gadgets de alta tecnologia.
Isso significa que é fortemente insinuado que os olhos brancos do Cavaleiro das Trevas foram adotados para perturbar e assustar os criminosos com quem ele se deparou. No entanto, embora essa razão inicial do fator de medo possa ter sido o motivo pelo qual Batman adotou seus olhos brancos pela primeira vez, não foi a única razão, já que outras histórias em quadrinhos atribuíram outros usos a eles.