Na tarde de sábado, 18 de dezembro, aconteceu uma celebração para bat-maníacos.

O reVerso do Morcego ganha edição comemorativa 5

A Confraria V8, localizada perto do Metrô Jabaquara e ponto de encontro para amantes de carros antigos e nerdices, recebeu o lançamento da edição comemorativa do livro O reVerso do Morcego, que reúne poemas de Jorge Ventura e ilustrações de Paulo Chacon.

A dupla de cariocas tem experiência no tema Homem-Morcego: fizeram em parceria Batmania Animated, sobre a aclamada série de animação do Batman exibida nos anos 1990. Ambos possuem, no currículo, outras obras sobre o Cavaleiro das Trevas: Jorge publicou livros sobre a série televisiva dos anos 1960 e Paulo é especialista em Batman, o Retorno, de Tim Burton, inclusive como editor de um tradicional fanzine sobre o tema.

O reVerso do Morcego ganha edição comemorativa 19

Premiado pela ABRAHQ, na categoria Novos Talentos 2015, o reVerso do Morcego foi republicado para celebrar os cinco anos do lançamento original e traz um recorte que mira os vilões da bat-mitologia. São poemas sobre algozes famosos como Coringa, Pinguim, Arlequina, Mulher-Gato e outros menos conhecidos do grande público a exemplo do Vagalume.

O evento, organizado pelo fã-clube Batbase, coordenado por Renato Araújo, reuniu colecionadores, pesquisadores e fãs do Batman – momento mais que propício para troca de ideias, lembranças, e expectativas para 2022, ano em que serão celebrados 30 anos de Batman, o Retorno e contará com várias versões do Batman nas telonas, nos filmes The Batman (com Robert Pattinson) e The Flash (com os retornos de Michael Keaton e Ben Affleck ao manto).

Texto do enviado especial do CineFreak, o jornalista, autor e crítico de cinema André Azenha