Nesse próximo sábado, 16/10 /2016, após as 23h59, começa o Horário de Verão, com os relógios tendo de ser adiantados em uma hora. Mas você sabe o que é isso?
Horário de verão é um sistema de ajuste temporal, que faz com que o relógio seja adiantado para aproveitamento da luz do sol, economizando energia elétrica.
O Horário de Verão é característico pelo adiantamento do relógio em 1 hora, na MAIORIA do território nacional (aonde o fuso horário não cumpra este papel).
Este sistema foi inventado pelo norte-americano Benjamin Franklin, em 1784, para economizar o uso de velas na casa, adiantando a hora nos relógios.
No entanto, somente durante a I Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, que o Horário de Verão foi definitivamente instituído na Europa e, logo em seguida, em vários outros países ao redor do mundo.
Atualmente, a ideia do horário de verão é aproveitar ao máximo a luz do dia e economizar no uso de eletricidade com lâmpadas, principalmente durante o chamado “horário de ponta” (entre às 18 horas e 21 horas)
O modo como o horário de verão é aplicado depende de país para país. No Brasil, por exemplo, basta adiantar o relógio em uma hora para obter bons resultados. Porém, existem regiões que precisam de um adiantamento de até duas horas, e em outras o tempo tem que ser diminuído, dependendo muito das necessidades de cada país.
O horário de verão coincide com o fenômeno do solstício de verão, período do ano em que um dos hemisférios da Terra está recebendo luz solar por mais tempo.Assim, os dias tornam-se mais longo e as pessoas têm a oportunidade de aproveitar mais da luz do dia.
O horário de verão está presente em 30 países. A exceção fica por conta dos países localizados próximos a linha do Equador, onde não há estações do ano ou outras variações climáticas.