Em 1983 era lançado no mercado um console de videogame que mudaria tudo…O Nintendo Entertainment System, ou simplesmente NES, foi lançado pela Nintendo na América do Norte, Europa, Ásia, Austrália e Brasil.

Originalmente lançado no Japão em 1983 com o nome de Nintendo Family Computer, ou apenas Famicom, o sistema foi redesenhado e recebeu o novo nome para ser lançado no mercado americano em 1985. O NES/Famicom foi o videogame de maior sucesso comercial na sua época, ajudou a indústria de videogames a se recuperar da crise de 1983 e estabeleceu novos padrões que seriam seguidos pela indústria.

Também foi o primeiro console a ser produzido por terceiros, o que ajudou a divulgar o sistema em todo o mundo. O NES foi um dos primeiros consoles a se apoiar em jogos feitos por terceiros , e não só pela própria fabricante. Seu código de modelo é NES-001.

O NES encontra-se em 8º lugar na lista de consolas mais vendidas de todos os tempos, ficando atrás da Nintendo DS, PlayStation 2, Game Boy, PlayStation, Wii, Game Boy Advance e PlayStation Portable.

O NES faz 30 anos