O filme “Música Serve Pra isso – Uma História dos Mulheres Negras“, é o grande vencedor da Competição Nacional, eleito pelo Juri Popular, do IN-EDIT Brasil – 5º Festival Internacional do Documentário Musical.

Dirigido por Bel Bechara e Sandro Serpa, o documentário conta a história da “Terceira Menor Big Band do Mundo”, Os Mulheres Negras, formada por Maurício Pereira e André Abujamra em meados dos anos 80. Através de depoimentos, imagens de arquivo, quadrinhos e música são levantadas questões decisivas no processo de criação, nas escolhas estéticas e nos caminhos trilhados pela banda, evidenciando o contexto histórico, político e cultural que permeou sua trajetória.

Os testemunhos e análises que são feitos tanto pelos próprios André Abujamra e Maurício Pereira quanto por artistas, produtores e críticos que transitavam naquele universo – Pena Schmidt, Carlos Calado, Anna Muylaert, Marisa Orth, Gal Oppido,Tonho Penhasco, Mário Manga, Théo Werneck, Wandi Doratiotto, Skowa, entre outros – buscam localizar e entender as relações entre o que Os Mulheres Negras produziram e a cultura brasileira da época, além das marcas que ficaram para o futuro.

O filme entrará no circuito In-Edit de festivais.

 

Musica Serve pra Isso- uma historia dos Mulheres Negras

IN-EDIT Brasil – 5º Festival Internacional do Documentário Musical

02 a 12 de Maio em SP

16 a 23 de Maio em Salvador

www.in-edit-brasil.com.br