Para celebrar o encontro de coprodução FilmCup Brasil & Itália, a Mostra FilmCup  traz a São Paulo 10 filmes que foram destaque na última edição do Festival de Veneza, o mais tradicional da Itália e o mais antigo de todo o mundo, além de 2 sessões especiais, apresentadas por convidados do encontro.

 A mostra, que acontece de 25 a 30 de novembro, na Cinemateca Brasileira, com entrada gratuita, exibe títulos premiados como Um Pombo Pousou num Galho Refletindo sobre a Existência, de Roy Andersson – grande vencedor do Leão de Ouro, além da cópia restaurada do clássico Um Dia Muito Especial, de Ettore Scola, com Sophia Loren e Marcello Mastroiani.

 A programação conta  ainda com os filmes As Noites Brancas do Carteiro, de  Andrei Konchalovsky , vencedor do Leão de Prata de melhor direção;  o iraniano Contos, da diretora Rakhshan Banietemad, que levou o Prêmio de melhor roteiro; o indiano Court,  de Chaitanya Tamhane, vencedor de melhor filme na Mostra Horizontes e Leão do Futuro: Prêmio Luigi de Laurentis como melhor filme de estreia, e o italiano Belluscone – A Sicilian Story,  do diretor Franco Maresco, que recebeu o Prêmio Especial do Júri da Mostra Horizontes.

 Estão também na seleção os filmes mais recentes de diretores aclamados internacionalmente. São eles: Un Giorno da Italiani,  uma “poesia audiovisual” de Gabriele Salvatores, em homenagem à Itália, inspirada no “Life in a day” de Riddley Scott, que abre a mostra no dia 25/11Red Amnesia, do diretor chinês Wang Xiaoshuai; e Três Corações, do diretor francês Benoit Jacquot e La Trattativa, da diretora Sabina Guzzanti. Todos exibidos na programação oficial do Festival de Veneza 2014.

 Completam a programação da mostra duas Sessões Especiais apresentadas por dois convidados do encontro Filmcup Brasil & Italia 2014A Grande Beleza, de Paolo Sorrentino, grande vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, que será apresentado pelo diretor de fotografia Luca Bigazzi A Criptonita na Bolsa, apresentado pelo diretor Ivan Cotroneo.

 Sobre o FilmCup:

Em sua terceira edição, o FilmCup – que este ano celebra parceria com a Itália – acontece de 25 a 27 de novembro na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O encontro de mercado já é referência em coproduções e pioneiro em aproximar o mercado audiovisual do Brasil e de outros países, como já aconteceu com Alemanha (2012) e França (2013).

 Um dos destaques da programação é a Master Class com o italiano LUCA BIGAZZI, diretor de fotografia do filme A GRANDE BELEZA – de Paolo Sorrentino, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro -, entre outros. Com apresentação e mediação do diretor de fotografia brasileiro Lauro Escorel, a master class acontece no dia 27/11, quinta, a partir das 17h, em parceria com a ABC – Associação Brasileira de Cinematografia. Encerrando a master class, Escorel e Bigazzi conversam sobre aspectos técnicos e artísticos da fotografia de A GRANDE BELEZA, filme que será exibido logo em seguida.

 O FilmCup oferecerá ainda a possibilidade de uma aproximação com a indústria audiovisual da Itália através de encontros, seminários, conferências, debates sobre financiamento com instituições e canais de TV, workshops com agentes de vendas internacionais de cinema europeus, e muito mais.

 Para completar a programação, onze projetos brasileiros e onze projetos italianos de audiovisual foram selecionados por uma comissão de profissionais dos dois países e serão apresentados no Fórum de Coprodução do FilmCup, em breves ‘pitchings’ para potenciais parceiros e financiadores (fundos de investimento, canais de televisão, produtores, ‘sales agents’ dos dois países). Alguns realizadores e produtores selecionados também foram convidados para participar da programação dos seminários e conferências.

Entre os brasileiros selecionados estão: Duetto, de Bruno Barreto; Eldorado, de André Ristum; Theatre and Cinema: an Italian experience in Brazil, de Marco Altberg; O Milagre Italiano, de Mika Kaurismaki; entre outros. Já entre os italianos selecionados: A True Italian, de Fabio Mollo; Seguimi, de Claudio Sestieri; Solarium, de Francesco Ranieri Martinotti, entre outros.

Idealizado pela diretora e produtora brasileira Luciana Dolabella, o encontro é uma correalização com a SP Cine e é organizado por meio de uma parceria com a ANCINE, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultural, a Direzione Generale per il Cinema do Ministério de Cultura da Itália, a Cinemateca Brasileira, o Instituto Luce Cinecittá, a Cinemateca Italiana, o Instituto Italiano de Cultura, e as associações ABPITV, SICAV, APACI, APCNN, a ABD Nacional, ANICA, APT  e outras 15 instituições parceiras no Brasil e na Itália, além da parceria oficial com a Ventana Sur.

   Filmcup Brasil & Itália abre inscrições para seminários e workshops internacionais

 

MOSTRA FILMCUP : DE 25 A 30  DE NOVEMBRO

FILMCUP 2014 – BRASIL & ITÁLIA : DE 25 A 27 DE NOVEMBRO

NA CINEMATECA BRASILEIRA

LARGO SENADOR RAUL CARDOSO, 207

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

FILMCUP BRASIL & ITÁLIA: DE 25 A 27 DE NOVEMBRO

NA CINEMATECA BRASILEIRA

LARGO SENADOR RAUL CARDOSO, 207