O ator Mickey Rooney, morreu aos 93 anos na noite deste domingo nos EUA. A causa do falecimento ainda é desconhecida.

Rooney era uma das últimas lendas da Era de Ouro de Hollywood, tendo participado de clássicos como Deu A Louca no Mundo e Bonequinha de Luxo. O ator também recebeu um Oscar honorário em 1983 devido a sua contribuição ao cinema.  Um de seus últimos trabalho no cinema, foi o filme  Uma Noite no Museu.

Em 1981, Rooney venceu o Emmy de Melhor Ator pelo trabalho na série Bill.

Pai de nove filhos, Rooney se casou oito vezes.

Mickey Rooney (nascido Joseph Yule, Jr.) (Brooklyn, 23 de setembro de 1920 — Los Angeles, 6 de abril de 2014) foi um ator e apresentador americano, que atuou no cinema, televisão e teatro e recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Oscar, o Globo de Ouro e o Emmy.

Mais conhecido pelo seu trabalho como o personagem Andy Hardy, Rooney foi considerado pelo Livro Guiness dos Recordes como o ator com a mais longa carreira no palco e nas telas

Rooney nasceu no Brooklyn, em Nova Iorque, numa família do vaudeville. Seu pai, Joseph Yule, era escocês e a mãe, Nellie W. (nascida Carter), era da Kansas City (Missouri). Ambos atuavam no teatro quando Joseph Jr. nasceu, na produção do Brooklin A Gaiety Girl; começou a atuar aos quinze meses de idade acompanhando os pais, usando um smoking especialmente costurado para ele.

Em 2008 Rooney e sua última esposa, Jan Chamberlin, passaram a viver em Westlake Village, na Califórnia, ambos atuando como defensores dos direitos dos veteranos e dos animais.

MR