O ator Ken Takakura, que chegou ao estrelato em 1960 interpretando bandidos da Yakuza, mas depois tornou-se o ator japonês em filmes de Hollywood feitos no Japão, morreu no dia 10 de novembro, aos 83 anos de linfoma maligno. Um funeral privado já havia sido realizado quando a mídia japonesa divulgou a história.

O lendário ator estrelou mais recentemente no filme de Zhang Yimou ” Um Longo Caminho”, mas para o público ocidental, foi mais conhecido por seu papel ao lado de Michael Douglas em “Black Rain”, de Ridley Scott e “Mr. Baseball “.

Takakura, filmou com atores norte-americanas como Tom Selleck e participou de filmes dirigidos por diretores renomados como Sydney Pollack e Zhang Yimou.

Nascido com o nome Goichi Oda em Oita, na ilha de Kyushu, sudoeste do país, Takakura iniciou na indústria cinematográfica em 1955 após realizar um teste em Toei, um dos maiores estúdios do Japão, apenas por curiosidade.

Morre Ken Takakura, um dos maiores atores japoneses

Ele tornou-se conhecido em audiências internacionais pelo papel no filme de Pollack “Yakuza”, de 1975, após atuar ao lado do ator norte-americano Robert Mitchum. Também teve destaque na comédia “Um Peixe Fora D’água”, de 1992. Em 2005, ele apareceu no filme “Um Longo Caminho”, de Zhang.

Nascido em 16 de fevereiro de 1931 em Fukuoka, Japão, Takakura entrou no estúdio Toei em 1955 depois de se formar pela Universidade de Meiji. Seu papel de estréia foi como um prisioneiro fugitivo no filme de 1965 dirigido por Teruo Ishii “Abashiri Prison”, que foi vagamente baseado “The Defiant Ones”. de 1958, dirigido por Stanley Kramer.

Prêmios recebidos:

Japan Academy Prize – Melhor Ator

Japan Academy Prize – Conjunto da Obra