­Mais de 20 anos após a estreia do filme que revolucionou a forma como ficção científica era produzida, os fãs de Matrix ganharam a oportunidade de rever seus personagens favoritos em “Matrix Resurrections”.

Matrix 5 será produzido? 5

A trama mostra a vida de Thomas Anderson, o Neo, anos depois do último longa-metragem da franquia, Matrix Revolutions (2003), dando origem a especulações se essa produção seria a conclusão da história ou o início de uma nova trilogia.

Em uma entrevista ao site Collider, James McTeigue, produtor do novo filme, contou algumas curiosidades sobre os bastidores do longa. Uma das revelações foi que a Warner Bros., antes de fechar contrato com a diretora Lana Wachowski, já havia decidido fazer o quarto filme Matrix, mesmo que a cineasta, cocriadora da saga, não estivesse à frente da produção.

“Eu acho que quando você tem uma franquia com tanto potencial para fazer dinheiro, sempre há possibilidade. Da mesma forma que o universo Marvel se repete e gira em torno dele mesmo, ou você tem o Homem-Aranha, ou tem o Homem de Ferro, ou o Thor. Sempre existe a chance de atualizar esses filmes apenas pela possibilidade de ganhar dinheiro e contar novas histórias”, comparou o produtor. “Houve outras versões  do filme, mas eles ainda não haviam chegado a uma apropriada. Então, quando Lana finalmente voltou e disse que estava interessada em fazer outro filme, ​​é claro, eles foram com a cineasta que deu origem à Matrix”.

Apesar dos rumores e do desejo de muitos fãs da saga, o produtor revelou que ele e Lana não possuem nenhum plano, até então, para Matrix 5:

“Eu acho que, para nós, neste momento, é apenas o filme que você viu. Não temos nenhum prelúdio em mente. Não temos nenhuma sequência em mente. Não temos mais trilogia”, afirmou McTeigue.

Apesar da postura da diretora e do produtor, a Warner se pronunciou favorável à uma sequência, com ou sem Lana Wachowski.

Quem já assistiu “Matrix Resurrections”, pode ter interpretado o filme com um final aberto, o que seria um prato cheio para sequências. Apesar de o produtor negar o envolvimento da dupla em uma possível continuação, Ann Sarnoff, CEO da Warner Bros., disse que um quinto filme está nos planos do estúdio, e que a empresa gostaria de contar com o retorno de Lana Wachowski à direção [via Deadline].

Matrix 5 será produzido? 6