O Justiceiro é um dos personagens mais polêmicos dos quadrinhos devido ao seu comportamento violento.

A Marvel anunciou uma nova série em quadrinhos do personagem, mas com uma mudança significativa. Cansada de tantas polêmicas, a editora decidiu aposentar o icônico símbolo de Frank Castle.

Marvel muda símbolo do Justiceiro 5

O emblema do Justiceiro sempre esteve envolvido em polêmicas e controvérsias no mundo real, sendo associado a grupos de extermínio ou de repressão. Ainda não está claro se a mudança será fixa ou apenas momentânea durante a nova história.

O lançamento da nova série do Justiceiro está previsto para março de 2022, terá 13 edições mensais até abril de 2023 e será escrita por Jason Aaron.

De acordo com o escritor, a próxima aventura do Justiceiro será um “passo destinado na evolução sombria e trágica de Castle, de criança problemática a soldado heroico, a vigilante voltado para a vingança”.

Marvel muda símbolo do Justiceiro 6

Polêmicas com o símbolo

Entre as inúmeros polêmicas ao longo dos anos, algumas se destacam. O grande problema está no uso da marca (não autorizado pela Marvel) por grupos e movimentos que, geralmente, promovem discursos de ódio.

Desde o início dos protestos em decorrência da morte de George Floyd em 2020, nos Estados Unidos, alguns internautas cobraram um posicionamento da Disney, dona da Marvel, a respeito do uso da caveira do Justiceiro por forças policiais.

No entanto, um porta voz da Marvel afirmou que a editora estaria “levando a sério” qualquer uso não licenciado da imagem da caveira por policiais e reforçou a posição da empresa em apoio ao movimento contra o racismo.

O começo de 2021 também foi marcado por manifestantes que invadiram o Capitólio, nos Estados Unidos, se apropriando da marca do personagem.

Sobre o Justiceiro

O Justiceiro é um dos anti-heróis mais conhecidos e populares das histórias da Marvel. Seu nome real é Frank Castle, um ex-soldado do exército americano que viu sua família ser morta por criminosos. A partir desse dia, se tornou um vigilante e jurou combater qualquer tipo de crime.

O personagem possui métodos brutais e sanguinários para enfrentar criminosos e não pensa duas vezes antes e matar, sequestrar, ameaçar e torturar os seus alvos.

Apesar dessa natureza violenta e sombria, o Justiceiro se tornou um dos personagens mais populares e conhecidos dos quadrinhos da Marvel e já participou de várias histórias protagonizadas por outros heróis da editora.

Ele foi introduzido em uma HQ do Homem-Aranha lançada nos anos 1970. Seu famoso emblema de caveira também se tornou muito conhecido na cultura pop.

Os atores Dolph Lundgren, Thomas Jane, Ray Stevenson e Jon Bernthal já interpretaram o Justiceiro, sendo os três primeiros em filme e o último na série exibida na Netflix.

Ele também já apareceu em animações e videogames da Marvel.