Lançamento de Godzilla no Japão traz promoção inédita no país

Uma campanha inusitada foi criada para promover o novo filme do Godzilla em seu país de origem. Um busto de 6,6 metros foi construído para divulgar o lançamento do filme no Japão.

Depois de faturar mais de US$ 490 milhões em bilheteria, Godzilla chegará finalmente aos cinemas da sua terra natal e um busto de 6,6 metros foi criado para promover a volta do Rei dos Monstros às suas origens. Além do busto, a estátua também tem a cauda saindo do chão, e à noite, um show de luzes e som completa o espetáculo.

Godzilla estreia no Japão em 25 de julho. Hollywood já planeja a continuação do filme.

Godzilla-japao-02

Godzilla (Gojira ou ゴジラ no original em japonês) é um monstro gigante fictício interpretado por um ator fantasiado (suitmation) que apareceu em filmes japoneses. Ele foi visto pela primeira vez em 1953 no filme “Godzilla”, produzido pela Toho Film Company Ltd. Até o momento a Toho produziu 28 filmes sobre Godzilla. Em 1998, a TriStar Pictures produziu uma nova versão situada na cidade de Nova Iorque, com o monstro redesenhado e chamado de Zilla. Godzilla foi uma criação do produtor Tomoyuki Tanaka, do diretor Ishiro Honda, do mago dos efeitos Eiji Tsuburaya (que mais tarde viria a ser o pai da família Ultra) e do compositor Akira Ifukube.

Godzilla é a personificação do medo das armas nucleares. Criado por uma explosão nuclear, seu imenso tamanho, força, terror e destruição evoca a fúria das bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki. No decorrer da série, o grande monstro se desenvolveu como um personagem com características ora de um vilão, ora de um herói.

Para muitas pessoas em todo o mundo, Godzilla é um aspecto característico da cultura popular japonesa. Ele ainda é um dos monstros mais reconhecidos no mundo, apesar da sua popularidade ter enfraquecido ao longo dos anos. Godzilla remanesce como uma importante faceta dos filmes japoneses, incorporando “kaiju”, ou monstro gigante, no gênero tokusatsu.

Nos filmes japoneses, Godzilla é retratado como um dinossauro gigante com escamas cinzas e ásperas, um poderoso rabo e várias barbatanas dorsais. Sua origem varia de um filme para o outro, mas é quase sempre descrito como uma criatura pré-histórica e seus primeiros ataques ao Japão têm ligações com o início da Era Atômica. Em particular, a mutação causada por radiação atômica — fúria liberada pelo homem dividindo os átomos — é apresentada como uma explicação para seu grande tamanho e poderes estranhos. A aparência de Godzilla foi inspirada por várias espécies de dinossauros. Especificamente, ele tem o corpo de um tiranossauro, os longos braços de um iguanodonte e as barbatanas dorsais de um estegossauro.

Godzilla chegou aos EUA pela primeira vez em 1956 no filme “Godzilla, o Rei dos Monstros”, uma americanização do original “Godzilla” no qual novo roteiro e novas cenas, estreladas por Raymond Burr como o repórter Steve Martin, foram acrescentados, criando-se um antecedente que seria feito anos mais tarde com produções da Saban Entertainment: “Power Rangers” e “Masked Rider”.

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados