A Apple disponibilizou ,no dia 18/09/2013, para os usuários de iPhone e iPad o iOS 7, a nova versão do sistema operacional da empresa.

As principais inovações são o visual, mais limpo, apesar de ter visual de “brinquedo”, e recursos que permitem fazer ajustes de configuração e alternar entre aplicativos de forma mais eficiente e acessível.

Disponível para o mundo inteiro, a atualização é compatível à partir do iPhone 4 ou superior, iPad 2 ou superior, iPad mini e iPod touch de quinta geração. Os novos iPhone 5c e iPhone 5s, lançados no último dia 10/09/2013 sairão de fábrica já com o novo sistema.

Como no seu principal concorrente, o Android, o novo sistema da Apple contará com controles de volume, brilho e Blutooth na tela de bloqueio e na barra de notificações. O novo Calendário oferece acesso a todos os compromissos, no topo do app e na parte inferior são exibidas as tarefas do dia, e  o novo recurso multitarefa, que exibe uma prévia de cada tela, como no Mac OS, possibilita verificar quais apps estão rodando e permite sua paralização.

IOS 7 - A Apple muda (quase) tudo

A nova Central de Controle permite mudar rapidamente configurações do aparelho, como wi-fi, Bluetooth e brilho da tela, e controlar a reprodução de música.

Ligar o Bluetooth é agora uma operação que será feita, no iOS 7, em dois passos: deslizando o dedo da parte inferior da tela para cima (para abrir a Central de Controle) e pressionando um botão.

O iOS 7 traz ainda o serviço iTunes Radio, que permite ouvir gratuitamente, com anúncios, estações musicais baseadas em gêneros, canções e artistas, além de  abandonar imitações de materiais físicos nos ícones e nos aplicativos da Apple, como a estante de madeira da Banca e os detalhes de couro do Calendário.  Com uso abundante de transparências, animações e efeitos tridimensionais, o novo sistema tem uma estética próxima à adotada atualmente pela Microsoft e pelo Google.

A maioria das mudanças do iOS 7 são uma resposta direta a pedidos antigos dos usuários e a adaptação de funções que já existiam na concorrência.

As mudanças do iOS 7, segundo o executivo-chefe da Apple, Tim Cook, foram lideradas por Jonathan Ive, vice-presidente sênior de design da empresa.

Ive, que desenhou produtos como o iMac, o iPod, o iPhone e o iPad, tornou-se responsável, além do hardware, pela interface de software da empresa.

IOS 7

IOS 7