O comitê organizador do Eisner Awards  divulgou a lista de indicados ao troféu de 2013, em que comemora 25 anos. E a surpresa é que o prêmio vai dar pouca atenção à DC e à Marvel Comics, as maiores editoras do gênero no mercado.

O nome que mais destacado é da editora Fantagraphics, de trabalhos alternativos e novos autores. São 24 indicações. Os de mais destaque são o terceiro volume da autobiografia You’ll Never Know, de Carol Tyler (quatro indicações), Tales Designed to Thrizzle 2 de Michael Kupperman e Heads or Tails de Lilli Carré (duas indicações cada).

A Marvel aparece com Hawkeye, de Matt Fraction, David Aja e Javier Pulido, com cinco indicações e uma proposta que destoa do resto da linha da editora. Também são líderes em indicações o já esperado Building Stories  de Chris Ware e a série Fatale, de Ed Brubaker e Sean Phillips. Também tem cinco indicações, divididas entre vários projetos, o quadrinista multi-uso Brandon Graham, que concorre em melhor série, melhor republicação, melhor roteiro, melhor capista e melhor colorista.

A HQ do desenho animado Adventure Time (quatro indicações), a HQ digital Bandette (também quatro), a série Saga (três indicações) e a graphic novel The Hive, de Charles Burns (também três)( também merecem destaque.

O juízes deste ano foram compostos pelo crítico Michael Cavna, o lojista Adam Healy, os pesquisadores Charles Hatfield e Katie Monnin e o cartunista Frank Santoro, que optaram por tirar a categoria Melhor Minissérie e trazer de volta as categorias Melhor Nova Série, Melhor Adaptação de Outra Mídia e Melhor Pintor/Artista Multimídia. E também já selecionaram quem entra no Hall da Fama deste ano: Mort Meskin (1916-1995), desenhista da Era de Ouro, e Spain Rodriguez (1940-2012), cartunista underground falecido recentemente.

A revelação dos vencedores acontece no dia 19 de julho, durane a Comic Con em San Diego. A votação, da qual participam profissionais da indústria de quadrinhos, acontece via digital no http://www.eisnervote.com/

Com exceção de Hawkeye e de Demolidor, nenhum outro projeto indicado tem previsão para sair no Brasil.

Indicados ao Eisner Awards 2013

Lista completa de indicados ao Eisner Awards 2013: