A 20th Century Fox, produtora do filme, cancelou os planos de relançar Independence Day em 3D. A versão convertida do filme  de 1996 que lançou Will Smith ao estrelato chegaria aos cinemas em 3 de julho de 2013, justamente no feriado da Independência nos EUA, assim como seu lançamento original.

Não há informação se o cancelamento afetará os planos do diretor Roland Emmerich para uma sequência em duas partes.

Em 2011, a Fox declarou que o projeto das sequencias poderia continuar sem Will Smith, já que as negociações com o ator estariam difíceis. Ainda assim, o diretor e o produtor Dean Devlin continuam trabalhando em uma sequência que deve respeitar a passagem do tempo, 16 anos depois do original, o que significaria mostrar o que aconteceu com os principais personagens.

A continuação deverá ser dividida em duas partes, caso aconteçam, provisoriamente são intituladas ID Forever Part One e  ID Forever Part Two. Os filmes poderão ser rodados em 2D e convertidos para 3D na pós-produção.

Independence Day não será mais relançado em 3D

Independence Day é um filme de ficção científica e decatástrofe norte-americano de 1996, que tem como tema central uma invasão alienígena à Terra. A narrativa se concentra em um grupo heterogêneo de pessoas que se encontram no deserto de Nevada, e, junto com o resto da população mundial, participam da última chance de contra-ataque da humanidade em 4 de julho – mesma data do feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos. A película foi dirigida pelo diretor alemão Roland Emmerich, que co-escreveu o roteiro com o produtor Dean Devlin.

Enquanto promovia Stargate na Europa, Emmerich teve a ideia do filme após lhe perguntarem se acreditava na existência de vida alienígena. Ele e Devlin decidiram depois incorporar um ataque em grande escala no roteiro ao perceberem que os extraterrestres, na maioria dos filmes de invasão ao nosso planeta, viajam longas distâncias no espaço e apenas ficam escondidos quando chegam à Terra. A fotografia principal do filme começou em julho de 1995 em Nova Iorque, e foi oficialmente concluído em 20 de junho de 1996.

O lançamento estava marcado para 3 de julho de 1996, mas devido à grande expectativa para o filme, muitos cinemas começaram a exibi-lo já na noite anterior, mesma data em que o enredo começa. A obra teve uma renda bruta de bilheteria, a nível mundial, de mais de 816 milhões de dólares, a segunda maior da história do cinema até então. Hoje, ocupa a 34º posição na lista das maiores arrecadações de todos os tempos, superando outros filmes de catástrofes de grande escala e de ficção científica lançados na segunda metade da década de 1990. Independence Day também ganhou o Oscar de melhores efeitos visuais.