Batman e Robin foi um seriado televisivo exibido entre 1966 e 1968, tendo ao todo 60 episódios, divididos em duas partes, totalizando 120 episódios. De forte tom humorístico, é considerada uma “sátira consentida”, pelos aspectos do “mito” do personagem.

O primeiro deles, segundo a crítica, estava no protagonista: Batman/Bruce Wayne era vivido pelo ator Adam West, visivelmente fora de forma para o papel, em uma fantasia que deixava evidente tal falta de forma. O papel de Robin/Dick Grayson era de Burt Ward, cuja principal marca era iniciar boa parte de suas frases com a expressão “Santo (ou Santa)” alguma coisa. Estas frases foram reaproveitadas nas duas séries animadas produzidas pela norte-americana Filmation na década de 70, e no desenho “Superamigos”, da Hanna-Barbera.

Hot Toys lança figuras de luxo de Batman e Robin da série de Tv

Erroneamente foi considerada a existência de um envolvimento homossexual entre os dois personagens, por causa de um livro da vida real chamado Seduction of the Innocent (Sedução do Inocente), de Frederic Wertham (que deu origem ao Comics Code Authority). No livro, o psicólogo afirmava que a dupla dinâmica poderia ser homossexual, dado que Bruce Wayne não era casado e havia adotado um garoto em idade avançada (Dick). A DC Comics veio a público dizer que o personagem não é homossexual, apesar dos subtextos evidentes presentes na série.

Na série exibida nos anos 60 (e mais tarde reexibida na TV brasileira, pelo canal Record, SBT e depois pelos canais a cabo Fox, FX e mais recentemente pelo TCM (Turner Classic Movies).

Durante muito tempo houve um impasse para produção de colecionáveis e produtos ligados à série, pois havia um impasse entre a Warner, detentora dos direitos do personagem, e a Fox, detentora dos direitos da série.

Felizmente, esta disputa foi resolvida, e foram produzidas inúmeras peças relacionadas ao universo da série. Uma das mais interessantes são as peças em escala 1/6, com as feições dos atores Adam West e Burt Ward, 30 pontos de articulação, mãos e faces intercambiáveis, além de diversos acessórios, produzidas pela Hot Toys, melhor empresa de colecionáveis do mundo.

A Hot Toys Limited é uma empresa baseada em Hong Kong, especializada na concepção, desenvolvimento e fabricação de figuras colecionáveis altamente detalhadas.

Fundada em 2000, a empresa inicialmente focada na produção de figuras em escala 1:06 de soldados americanos e das forças, faria a transição para produção de figuras de alta qualidade baseadas em personagens de filmes de cinema, principalmente sob o selo ”Masterpiece Series”