O dia de hoje representa um alerta internacional para o problema do bullying, com que muitos jovens vivem no seu dia a dia.
Segundo a UNICEF, uma em cada três crianças do mundo, entre os 13 e 15 anos, é vítima de bullying na escola regularmente.
Consciencializar a população mundial para esta forma de violência, apoiar e incentivar as vítimas a denunciarem O abuso e encontrar formas de prevenção, são os desafios colocados por esta data, já que a luta contra o bullying não é uma tarefa de um dia, nem de um grupo de pessoas, mas sim de todos os dias do ano e de todas as pessoas.
A família é uma das estruturas mais importantes na prevenção e no combate à violência praticada contra crianças e jovens, assim como a escola.
Os pais devem priorizar saber diariamente sobre o dia na escola e perceber pelas respostas se os filhos permanecem tristes ou distantes, o que pode ser indicativo de problemas de bullying. Encorajar os filhos a expressarem o que sentem, a dizer “não” quando estão desconfortáveis e a não reagirem com violência, para não criar ainda mais violência.
Outra forma destrutiva de descriminação e assédio é o Cyberbullying.
Cyberbullying é um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo desconhecidos), difamando, insultando ou atacando covardemente.
Conhecer a vida virtual do seu filho e estar a par de suas relações e comportamento na internet auxilia a evitar tal agressão.