A televisão é um aparelho que serve para reproduzir imagens e sons de forma instantânea. Seu modo de funcionamento se dá a partir da conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas.

Hoje é o Dia Mundial da Televisão 3

A primeira transmissão televisiva do mundo aconteceu em 26 de fevereiro de 1926, graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, na Inglaterra.

Vladimir Zworykin foi o responsável por realizar o registro da patente do tubo iconoscópico, em 1923, mas o primeiro sistema de televisão analógica foi demontrado um ano depois na cidade de Londres.

O Dia Mundial da Televisão é celebrado em 21 de setembro em diversos países, celebrando também todos os profissionais que trabalham neste ramo.

O Brasil, no entanto, tem uma data diferente para comemorar a existência da televisão.

O Dia da Televisão é comemorado no dia 11 de agosto no Brasil, em homenagem à sua padroeira, Santa Clara de Assis, nascida nesse dia.

No Brasil, a televisão só chegou em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a primeira emissora brasileira: a TV Tupi.