Hoje é o Dia Internacional da Mulher Maravilha 9

 

O impacto da Mulher Maravilha na cultura pop é tão grande que, no mundo real, a Mulher Maravilha foi nomeada Embaixadora Honorária para as Mulheres e Meninas pelas Nações Unidas com a missão de dar visibilidade ao 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que busca alcançar a igualdade de gênero para as mulheres e meninas até 2030.

Hoje é o Dia Internacional da Mulher Maravilha 10

A campanha foi lançada no 75º aniversário da primeira aparição da heroína num gibi, e hoje, dia 21 de outubro, foi declarado o dia Mundial da Mulher-Maravilha.

Embaixadores Honorários são personagens ficcionais representantes de campanhas publicitárias. A heroína será usada nas mídias sociais da ONU para promover a igualdade de gênero e a total participação feminina na vida pública, com a hashtag #WithWonderWoman. A ideia, que é atingir os mais jovens, é promovida pela DC Comics e Warner Bros.

Materiais gráficos nas mídias sociais e um livro em quadrinhos sobre o empoderamento das mulheres e meninas será produzido nas seis línguas oficias da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.

Diana de Themyscira, ou Diana Prince, a Mullher-Maravilha, um dos ícones mundiais da cultura pop e a mais importante heroína da história dos quadrinhos, apareceu pela primeira vez na revista All Star Comics #8, publicada em 1941. Criada por William Moulton Marston ou Charles Moulton (roteiro) e H. G. Peter (arte), a heroína faria imediato sucesso e logo em 1942 ganharia o seu próprio título, iniciando uma jornada ininterrupta de publicações — com variações, ao longo dos anos, entre bimestrais e mensais –, um feito e tanto para uma HQ com protagonista feminina.

Hoje é o Dia Internacional da Mulher Maravilha 11

Ao longo dos anos, sua origem foi recontada e suas relações com os deuses do Olimpo, sua mãe Hipólita e com outras Amazonas da Ilha Paraíso também foram temas de arcos e revelações inimagináveis. Todavia, mesmo com as revisões e modernizações exigidas pelo tempo, sua essência e valores permaneceram os mesmos. Muitos dos ideais feministas estiveram em pauta ao lado da personagem, embora uma parcela de suas histórias ou o tratamento dado a ela em determinadas fases, tenham sido alvo de críticas dentro e fora da indústria dos quadrinhos.

Hoje é o Dia Internacional da Mulher Maravilha 12­