Han Solo e o ressurgimento de um dos melhores vilões de Star Wars

/, Coluna, Cultz, Música, Nerd/Geek/Han Solo e o ressurgimento de um dos melhores vilões de Star Wars

Bem, já deu tempo o suficente para você assistir Han Solo no cinema. Está na hora de falarmos sobre um personagem que aparece antes do final…

Para um filme repleto de cenas de ação e efeitos especiais excelentes, o momento mais empolgante de “Solo: Uma História de Star Wars” chega perto do fim, quando um personagem favorito dos fãs aparece na tela grande, via holograma, pela primeira vez desde 1999.



Como tradição, os filmes de “Guerra nas Estrelas” são baseados em revelações de que alguém maior e mais malvado está puxando as cordas nos bastidores, desde o surgimento do Imperador Palpatine em “O Império Contra-Ataca” até a introdução do Supremo Líder Snoke em “The Force Awakens”. Não é uma surpresa que um jogador nefasto estivesse à espreita nas sombras do submundo representado em “Solo”.

E esse jogador acaba por ser Darth Maul(agora só chamado de Maul), uma jogada ousada, considerando que o personagem foi visto pela última vez pela maioria das platéias caindo – cortado ao meio, cortesia do sabre de luz de Obi-Wan Kenobi – por um poço de exaustão no final de “The Phantom”. Ameaça ”quase duas décadas atrás.

A ideia é que este sindicato do crime com o qual eles estavam envolvidos era muito maior do que esse personagem de Dryden Vos. Esse cara assustador não estava no comando e havia alguém muito mais assustador sobre ele. Porém já conhecido do grande público…

Os fãs de “Star Wars” mais empolgados sabem que Maul sobreviveu a sua queda nas mãos de Kenobi e viu sua história expandida na televisão na série animada “Clone Wars”. No entanto, nem todo mundo que vê os filmes está ciente da ressurreição de 2011, então a participação de Maul em “Solo” com certeza irá confundir. Mas a familiaridade com a série, e com a subsequente reprise de Maul no outro programa de animação recente da franquia, “Rebels”, é o que preparou o caminho para o personagem.

“Maul tinha ido para este submundo do crime e este período específico em sua vida foi deixado vago no cânon( estórias paralelas que fazem parte da mitologia de Star Wars).”Isso dá uma abertura para construir toda uma história do vilão neste período.

Ele também aumenta ainda mais a complexidade do personagem Qi’ra, que se reporta a Maul na cena, abrindo a porta para novas aventuras neste ramo específico da linha do tempo de “Guerra nas Estrelas”. Uma série inteira de filmes “ Han Solo” poderia ser possível, com o chefe da máfia Maul como um vilão central.


E para não ir longe demais para o buraco do coelho, mas olhando para o cânone estabelecido, há de fato um período de dez anos inexistente em sua história.

Após os eventos de “A Ameaça Fantasma”, Maul perdeu a cabeça e viveu no exílio por anos no planeta de lixo Lotho Minor até que seu irmão, Savage Opress, finalmente localizou seu paradeiro. Depois de recuperar sua inteligência e ser equipado com um número de pernas mecânicas diferentes (primeiro parecido com uma aranha, depois como um mantis), Maul finalmente recebeu um conjunto humanóide de hastes ciborgues e partiu para se vingar de Kenobi.

Ele começou acumulando uma aliança criminosa, o Shadow Collective, composto por grupos como Hutts, Pykes, Black Sun (os fãs de “Shadows of the Empire” se lembrarão deles) – novamente, pense nele como um chefe da máfia, reunindo todos as famílias. Eventualmente, Palpatine pôs fim a essas travessuras e Maul escapou.

Tudo isso aconteceu em “The Clone Wars” e na série de quadrinhos “Son of Dathomir”, que foi baseada em aspectos abandonados do programa. A partir daí, os eventos de 2005, Revenge of the Sith, acontecem e são 10 anos na linha do tempo até Solo. Essa é uma década de Maul no submundo do crime para brincar, embora o destino final do personagem parece estar em pedra: Em “Rebels”, apenas dois anos antes dos eventos de 1977, “Star Wars”, Maul finalmente encontraria seu criador em Tatooine cortesia de – sim, Obi-Wan Kenobi (o melhor/tomara que venha nos próximos filmes).


A revelação de Maul em “Han Solo” é obviamente o maior spoiler do filme. Sua cena foi uma das últimas filmagens, em janeiro deste ano. Ele é um personagem amado pelos fãs até hoje (daqueles que você ama odiar) e sempre houve reclamação de que ele poderia ter aparecido mais tempo em tela…
E foi, sem sombra de dúvida, o melhor momento do filme do “Solo”!!!

Texto da colunista Lorena Soeiro, nerd, professora e tradutora de língua inglesa, cosplayer, roqueira, leitora de ficção, apaixonada por séries e documentários, cinéfila. colecionadora e louca por Tim Burton.

@lorenasoeiro

 

2018-06-13T23:31:42+00:00