O Framboesa de Ouro é um prêmio concedido aos piores filmes do ano, que ocorre em Los Angeles, precedendo a entrega do Oscar.

A votação para a trigésima quarta edição do evento acaba dia 10 de janeiro, com os vencedores sendo apresentado dia 14 de janeiro, um dia antes da lista de filmes da Academia ser revelada.

Este ano a cerimônia está repleta de blockbusters. Enquanto Transformers: A Era da Extinção e As Tartarugas Ninja estão na pré-lista de piores filmes de 2014.

A lista ainda possui nomes fortes, como A Entevista, que concorre como pior filme, pior fotografia, pior dupla em tela (James Fraco e Seth Rogen) e pior ator (James Franco e Seth Rogen).

Também concorrem Transcedence, Inatividade Paranormal 2, Sex Tape, Um Milhão de Maneiras de Pegar Na Pistola, I, Frankenstein e O Apocalipse, com Nicholas Cage.

Vencedores do prêmio Framboesa de Ouro 2013

O Framboesa de Ouro (Razzie Awards) é um prêmio cinematográfico, paródia do Oscar, que premia só os piores filmes produzidos ao longo de um ano. Atualmente é escolhido por internautas membros da “associação Framboesa de Ouro”, um total de 657 membros. Em 2012 uma das categorias teve a colaboração de visitantes do site Rotten Tomatoes.

Surgiu em 1980, tendo sido a primeira “premiação” realizada na sala do publicitário John Wilson.

A fruta é usada no sentido da expressão “blowing a raspberry”, que é simular o som de flatulência com a boca.

A “premiação”, sempre em tom de deboche, normalmente segue o cronograma do Oscar, inicialmente a cerimônia no mesmo dia, depois indicações e premiação um dia antes das da Academia. Em 2012, teve as indicações um dia antes da premiação do Oscar, e a cerimônia em si no dia 1 de Abril, dia da mentira.

O “prêmio” é uma framboesa de plástico sobre um filme Super 8 pintado de tinta dourada, com valor aproximado de US$4,97.