O tratamento de câncer é algo que debilita qualquer pessoa, mesmo superando a doença. Passar pelo tratamento não é tarefa fácil, e independente da postura com relação ao tratamento e suas implicações em nenhum momento é possível esquecer da doença enquanto ocorre o tratamento.

Mas é possível aplacar a debilitude. Inspirados pela frase de uma paciente que disse que antes do câncer costumava ser muito mais despreocupada, a Mimi Foundation, uma organização sem fins lucrativos, junto com a agência francesa Leo Burnett, reuniu 20 pacientes em tratamento da doença para um dia de surpresa, onde tudo que pediram a eles foi manter os olhos fechados, pois iam passar por uma transformação.

Mas a surpresa era muito mais que maquiagem, eles usaram divertidas perucas nos pacientes, com o intuito de que, quando abrissem os olhos, pudessem esquecer, ao menos por um segundo, da doença que enfrentam.

As fotos dos pacientes compõem o livro If Only For a Second, que pode ser visto no site http://www.mimi-foundation.org/en/ifonlyforasecond.html#the-book

1