The 33, um filme sobre o drama vivido por 33 mineiros da mina San José, no Chile, que em 2010 ficaram 70 dias sob a terra em uma jazida do norte do Chile, terá em seu elenco Rodrigo Santoro,  Antonio Banderas e Martin Sheen.

A trama do filme contará com detalhes nunca antes relatados sobre os primeiros 17 dias sob a terra, antes que os mineiros conseguissem fazer contato com o exterior. Santoro será Florencio, o primeiro mineiro resgatado, e Banderas será Mario Sepulveda, um carismático mineiro conhecido como “Super Mario”. O papel de Sheen não foi detalhado.

José Rivera, roteirista de Na Estrada e Diários de motocicleta, assina o roteiro, escrito em colaboração com os próprios mineiros. Mikko Alanne também trabalhou no script. Patricia Riggen , de Sob a Mesma Lua, será a  diretora do filme.

As filmagens estão marcadas para começar na segunda metade deste ano.

O acidente na mina San José em 2010 refere-se a um acidente com 33 trabalhadores soterrados em uma mina a 688 metros de profundidade ocorrido no Chile, em 5 de agosto de 2010.

A mina San José é um local de exploração de cobre e ouro, de propriedade da Empresa Minera San Esteban, e situa-se a 33 quilômetros a noroeste de Copiapó, na região norte do país. Ela é uma mina pequena, menor que a maioria das minas da região, que são exploradas por grandes empresas como a companhia estatal Codelco e multinacionais estrangeiras. As minas menores também têm maior histórico de acidentes.  Para compensar os riscos e a má reputação da mina San José, os empregados recebiam salários mais altos que a média de seus colegas.

O soterramento dos 33 mineiros, ocorrido em 5 de agosto de 2010, às 14:00, é considerado o pior acidente do país neste tipo de trabalho.

Filme sobre mineiros soterrados no Chile será produzido