A PerifaCon, produtora cultural de entretenimento nerd, geek e pop, estreia na próxima sexta-feira, 26 de março, uma programação inédita e 100% digital chamada PerifaCon, Brotando nas Redes: É papo de futuro que reunirá painéis temáticos, ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores e um concurso de cosplay dedicado à comunidade negra.
O primeiro painel do festival “Nerds da Quebrada: A Ascensão PerifaCon” será mediado pela atriz e diretora Vaneza Oliveira, que em seu mais recente trabalho interpretou a personagem Joana na série nacional 3%, produzida e exibida pela Netflix. Vaneza mediará um papo descontraído com os 4 criadores da PerifaCon sobre a periferia nerd, os maiores desafios e conquistas durante a trajetória da produtora no ano de 2020. Confira a programação completa do festival
aqui .
“O PerifaCon começa o ano de 2021 se reinventando mais uma vez, depois de superar alguns obstáculos nesse cenário de pandemia mundial, conseguimos colocar na rua mais um projeto para a periferia”, comenta Igor Nogueira, uma das criadoras da PerifaCon.
Da esquerda pra direita: Gabrielly Oliveira, Igor Nogueira, Luíze Tavares e Andreza Delgado
O ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores será dividido em quatro partes, com temas voltados para os processos de criação, roteirização, colorização e a apresentação de HQs para editoras, contando com a mentoria de quatro palestrantes: a editora-chefe da Mino (editora especializada em quadrinhos) Janaína de Luna, o colorista Pedro Cobiaco e os expoentes de HQ e também escritores, Felipe Castilho e Fábio Kabral.
“Tendo o entretenimento como tema central, vamos trazer para o festival cinco artistas que junto com a PerifaCon, tiveram a oportunidade de trabalhar para grandes marcas através da nossa curadoria.”, comenta Andreza Delgado, uma das criadoras da PerifaCon.
O festival PerifaCon, Brotando nas Redes: É papo de futuro tem realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e acontece por meio da Lei Aldir Blanc.
Serviço
Perifacon, Brotando nas Redes: É papo de futuro
Três dias de programação nerd geek e pop inteiramente gratuita e aberta ao público nas redes sociais, em formato ‘gravado’ e ‘live’, dividida em: painéis temáticos com convidados especiais, Ciclo Narrativas Periféricas de formação para quadrinistas e ilustradores e concurso de cosplay dedicado à comunidade negra, com premiação de R﹩ 1 mil para o vencedor.
Realização: 26, 27 e 28 de março de 2021, a partir das 18h
Inscrições: http://pt.surveymonkey.com/r/BrotandoNasRedes
Onde: http://perifacon.com.br/brotando-nas-redes/ e YouTube PerifaCon
Sobre a PerifaCon
A PerifaCon é uma marca e produtora cujo objetivo é a promoção e o desenvolvimento de cultura e entretenimento no segmento nerd, geek e pop nas periferias e favelas, além da visibilização de artistas por meio da organização, promoção e divulgação de eventos nas áreas artística e culturais, realização de produções audiovisuais e produção de cursos. A PerifaCon foi criada, em 2019, por Andreza Delgado, Gabrielly Oliveira, Igor Nogueira e Luíze Tavares.
Sobre a Vaneza Oliveira
Vaneza Oliveira tem 32 anos, é atriz e diretora. Nasceu em Eunápolis, município da Bahia. Aos seis anos se mudou para São Paulo, onde vive atualmente, e aos 17 se tornou mãe-solo. Começou a estudar teatro em 2013 e fez sua estreia como atriz na plataforma Netflix, com a personagem Joana, na série 3%. Tem ainda participação em trabalhos como os filmes “Todos Nós 5 milhões”; “Sobre rodas”; e também nas séries “Carcereiros” e “Chuteira Preta” e na serie “Noturnos”. Sua carreira e pesquisa artística são comprometidos em contar histórias por meio de seu próprio corpo, de sua fala e vivências como mulher, mãe, negra, feminista, anti-racista.
PROGRAMAÇÃO
PerifaCon, Brotando nas Redes: É papo de futuro
PRIMEIRO DIA – 26 de Março
18h às 18h50
– Painel de abertura: Nerds da Quebrada: A Ascensão PerifaCon
A atriz Vaneza Oliveira conduz um papo descontraído sobre a periferia nerd com os criadores da PerifaCon.
19h às 20h20
– Ciclo Narrativas Periféricas – Parte I
Neste primeiro encontro, Janaina de Luna, editora-chefe da Mino, irá transmitir um panorama de como um artista de HQ deve apresentar seu trabalho para uma editora.
SEGUNDO DIA – 27 de Março de 2021
18h às 18h50
– Painel: Para Além do Beco dos Artistas da PerifaCon
Artistas curados pela PerifaCon para ilustrar campanhas para marcas – Amanda Treze, Douglas Lopes, Gillian Rosa, Lya Nazura e Marília Marz – falam sobre os seus processos criativos e da oportunidade de trabalhar com grandes marcas.
19h às 20h20
– Ciclo Narrativas Periféricas – Parte II
A editora Janaina de Luna explica como organizar o processo de criação de uma HQ: ideia, roteiro, título até a entrada na gráfica e como tornar a produção de uma HQ mais barata.
TERCEIRO DIA – 28 de Março de 2021
18h às 19h20
– Ciclo Narrativas Periféricas – Parte III
Pedro Cobiaco, colorista de algumas das principais capas da DC Comics, fala do processo de colorização de uma HQ completa e sua capa.
19h30 às 20h50
– Ciclo Narrativas Periféricas – Parte IV
Aula para um público iniciante sobre criação de narrativas para HQs e Livros, processo de roteirização e criação de storyboard. Com Felipe Castilho, autor de Serpentário, livro finalista do Prêmio Jabuti 2020 e Fábio Kabral, autor de O Caçador Cibernético da Rua 13.
21H às 22h20
– Resultado do concurso de cosplay dedicado à comunidade negra e Encerramento
Durante toda a programação do evento PerifaCon, Brotando nas Redes: É papo de futuro, o público será convidado a votar na página do festival na internet para escolher o seu cosplayer favorito do concurso. A página do festival vai exibir os vídeos dos cosplayers inscritos. A votação termina durante a live de encerramento do evento Brotando nas Redes.