Com apoio da USP, VI Festival Games for Change promove criação e desenvolvimento de jogos de impactos social e pessoal

Festival Games for Change promove criação e desenvolvimento de jogos de impactos social e pessoal 1

Evento acontece em São Paulo de 30 de novembro a 8 de dezembro

Apoiado pela Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Instituto Brasil-Israel (IBI), o VI Festival Games for Change será realizado entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro, em São Paulo. O evento é um conjunto de atividades, seminários e oficinas sobre criação e desenvolvimento de games de impactos social e pessoal transformadores, que serão realizadas simultaneamente em diversos locais, de forma presencial e também virtualmente. “Serão diversas atividades, com vários especialistas convidados, durante os nove dias do evento”, diz o professor da Cidade do Conhecimento, Gilson Schwartz, responsável pela realização do evento.

De acordo com o professor, a finalidade desses games é promover a diversidade na educação, a criatividade e a inovação com espírito crítico em áreas como direitos humanos, saúde, meio-ambiente, infância e juventude, audiovisual, empreendedorismo transformador e desenvolvimento local. Uma das atividades do festival será a “Gincana Purposyum, Desafios da Justiça”, uma campanha de educação para a Justiça, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), voltada para crianças e adolescentes de 13 a 18 anos de idade, de escolas e organizações sociais e culturais, e profissionais da área da cultura, educação e justiça.

“Dentro dessa gincana vamos realizar game jams, que serão oficinas de desenvolvimento de jogos digitais e não-digitais para crianças e adolescentes focadas em promover engajamento social, habilidades cognitivas e artísticas”, conta Schwartz, que também destaca como parte da programação o seminário “Conflitos Globais, Jornalismos Locais”, que deve resultar em pelo menos quatro jogos totalmente novos sobre fake news. Temas como habitação e urbanismo, investimentos e fintech, economia criativa e modelo de desenvolvimento com base em blockchain também serão contemplados por outras atividades.

Aos interessados em participar, toda a programação do VI Festival Games for Change, e também como se inscrever, pode ser conferida na página do evento no Facebook (www.facebook.com/g4cal).