Em 1 bilhão de anos, aproximadamente, o tempo do Mundo chegará ao fim, com temperaturas escaldantes insustentáveis para a manutenção da vida, por causa do Sol, a caminho de uma espécie de velhice estelar, comum à evolução das estrelas deste tipo. Aí será o Fim do Mundo…

Embora a constatação da presença de vida seja exclusividade do Sistema Solar, ao menos, por enquanto, nossa estrela é de um tipo bastante comum, Universo afora.

Estrelas são amontoados de gás incandescente, sobretudo hidrogênio, aonde os átomos se chocam em um ambiente de altíssima pressão, no núcleo, desencadeando a chamada fusão nuclear. Esse processo gera muita energia e permite que a estrela tenha um tamanho estável. O problema é que esse combustível não dura para sempre e, à medida que ele vai acabando, outro elemento, o hélio (resultado da fusão do hidrogênio) começa ele mesmo a ser fundido.

Essa substituição faz com que as camadas externas da estrela se expandam, como se o calor se espalhasse pela extensão da estrela, que fica mais fria e, portanto, mais avermelhada. e isto é o que vai acontecer com o Sol em 5 bilhões de anos, se tornar uma Gigante Vermelha.

Seu tamanho deverá aumentar em torno de 200 vezes, o suficiente para “engolir” Mercúrio, Vênus e, muito provavelmente, a Terra. As condições de vida por aqui, porém, irão se deteriorar bem antes disso, com o aumento do brilho do Sol, os oceanos terão evaporado, as rochas derreterão e a vida já terá acabado.

Falta 1 mês para o Fim do Mundo....Ou não?

 

Tudo isso ainda levará muito tempo para acontecer, mas já existem cientistas propondo alternativas à aniquilação da humanidade. Uma delas seria a migração, possível por um processo chamado Terraformagem.

Terraformagem consiste em encontrar um planeta classe M ( que apresenta condições semelhantes à Terra), e através de um processo de desenvolvimento de atmosfera e semeadura planetária, criar água e vegetação, para que o planeta possa sustentar vida.

Em mais alguns bilhões de anos, o chamado cinturão de Kuiper, onde fica Plutão, é que terá condições ideais. Soluções mais malucas, como um guarda-sol para barrar parte da luz estelar, e até um complexo sistema que usaria a força gravitacional de cometas para “empurrar” a Terra para outra órbita, também já foram pensadas.

Trazemos uma lista com 10 filmes sobre o fim do mundo. CUIDADO, esta lista contém SPOILERS.
1. Falta 1 mês para o Fim do Mundo....Ou não? 1 Dr. Fantástico – No auge da guerra fria, um enlouquecido general americano decide atacar a União Soviética com bombas atômicas, o que poderá gerar um hecatombe nuclear, enquanto o resto do mundo tenta impedi-lo… em vão. Uma das maiores obras-primas de Stanley Kubrick, com soberbas interpretações, com destaque para Peter Sellers. Imperdível.
2Falta 1 mês para o Fim do Mundo....Ou não? 2 Melancolia – Enquanto um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra, o que provocará sua completa destruição, uma noiva – Kirsten Dunst – está realizando sua suntuosa cerimônia de casamento, com a ajuda da irmã e do rico cunhado. um filme metáfora sobre a depressão extremada, que destrói nosso mundo.
3. Falta 1 mês para o Fim do Mundo....Ou não? 3 A Última Noite – No dia 31 de dezembro de 1999 restam poucas horas para o fim do mundo, anunciado meses antes. a maioria das pessoas, resignadas, buscam concretizar seus planos para usar o tempo que resta até a hora zero. escrito, dirigido e estrelado por Don McKellar, roteirista de ‘Ensaio sobre Cegueira’,
4. Falta 1 mês para o Fim do Mundo....Ou não? 4 Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo – Um meteoro está em rota de colisão com a  Terra e as tentativas de desviá-lo fracassaram. restam três semanas de existência e as pessoas aproveitam para beber, fazer sexo, se rebelar, reconciliar-se com a família e seus amores perdidos. nesse cenário surge a amizade de um cara solitário – Steve Carell – abandonado pela esposa e sua vizinha triste.
5. Falta 1 mês para o Fim do Mundo....Ou não? 5 Presságio – Em 1959, alunos de uma escola infantil guardam numa cápsula desenhos e objetos da época para ser aberta 50 anos mais tarde. dentre os achados estão números aparentemente aleatórios escritos por uma garotinha, mas que irão se revelar como previsões de todas as catástrofes que viriam, incluindo a maior de todas. dirigido pelo bom Alex Proyas e estrelado por Nicolas Cage.
6 . Falta 1 mês para o Fim do Mundo....Ou não? 6 O Fim do Mundo – Nesta ficção científica clássica de 1951, um cientista descobre que a Terra será atingida por um outro planeta, que está em rota de colisão. um milionário resolve construir uma nave que leve alguns habitantes a outro planeta seguro e faz uma loteria para escolher os passageiros. ao final, vemos a Terra sendo atingida.
7. Falta 1 mês para o Fim do Mundo....Ou não? 7 Terra Tranquila – Um cientista envolvido num projeto nuclear descobre que as experiências deram errado e aparentemente só restou ele no planeta, até encontrar mais dois sobreviventes. Ao final, arrependido de sua contribuição para o fim da humanidade, resolve destruir as instalações nucleares, destruindo o mundo como ele é, mas ele mesmo continua vivo – ou estaria no paraíso?
8. Falta 1 mês para o Fim do Mundo....Ou não? 8 O Juízo Final – Uma telefonista entediada preenche sua vida monótona em casas de swing, até o dia em que dois homens a convencem que o apocalipse virá em breve. ela se converte ao cristianismo, casa-se com um de seus parceiros e juntos têm uma filha. o marido é morto e ela vai para o deserto esperar o fim dos tempos, onde acaba renegando a existência de deus… resumindo, o tal apocalipse chega e ela vai parar no purgatório.
9. Falta 1 mês para o Fim do Mundo....Ou não? 9 4:44 – Último Dia na Terra – Restam algumas horas até o fim do mundo que irá acontecer na madrugada seguinte. um casal nova-iorquino – Willem Dafoe e Shanen Leigh – apaixonado e cheio de planos procura viver esse tempo fazendo sexo, usando o skype e o ipad… um drama de Abel Ferrara, que dirigiu uma versão de “Invasores de Corpos”.
10. Falta 1 mês para o Fim do Mundo....Ou não? 10 O Guia do Mochileiro das Galáxias – Um cara normal está tendo um péssimo dia, quando fica sabendo que sua casa será imediatamente demolida para a construção de uma rodovia. seu melhor amigo o convida para uma cerveja e lhe conta que na verdade é um alienígena e é um jornalista trabalhando num guia das galáxias. conta ainda que naquele mesmo dia a Terra será destruída, também para a passagem de uma estrada espacial e por isso lhe oferece carona em sua nave. o planeta é demolido e suas aventuras começam)
E claro, não poderia faltar essa menção “honrosa”:

Falta 1 mês para o Fim do Mundo....Ou não? 11 2012 – Aqui não chega a ter fim do mundo. a profecia da moda é que os maias teriam previsto que o mundo iria acabar em dezembro de 2012. vários filmes foram feitos sobre o tema, mas o mais bem sucedido é a superprodução catástrofe de Rolland Emmerich de 2009. o filme é um amontoado de efeitos especiais e muito barulho. claro que apesar do mundo inundado e quase destruído, o filme não tem a coragem de acabar de vez com o planeta, terminando com alguns sobreviventes indo em direção de um novo continente que se formou