Exposição Playmode aborda personagem icônico de videogame

2361d5e7-395e-41f2-8074-5bfa88d3e758

O jogo “Super Mario 64” (1996) serviu de inspiração para o artistagrego Miltos Manetas criar “SuperMario Sleeping” (1997);

Mostra em cartaz no CCBB SP também conta com outros games, produções audiovisuais, esculturas e peças concebidas por artistas de diversas partes do mundo

Os ingressos, gratuitos, podem ser retirados na bilheteria ou reservados pelo www.bb.com.br/cultura

 

2361d5e7 395e 41f2 8074 5bfa88d3e758 Cinefreak

“SuperMario Sleeping” (1996), Miltos Manetas. (Imagem: divulgação)

 

Mesmo quem não é muito fã de videogame já deve ter ouvido falar sobre um dos personagens mais carismáticos dos jogos eletrônicos: Mario Bros. O encanador, sempre vestido de macacão e boné vermelho, dono de um bigode inconfundível, foi criado na década de 1980 pelo designer japonês Shigeru Miyamoto uma reconhecida marca de consoles sediada no Japão. Na exposição Playmode, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo(CCBB SP), o multiartista grego, Miltos Manetas, resgata essa figura icônica na obra “SuperMario Sleeping” (1997).

O trabalho é parte da série “Videos After Videogames” (1996–2006). Nele, o artista se apropria de uma das versões do jogo da Nintendo, o famoso “Super Mario 64” (1996), para propor um ready-made – conceito de deslocamento de conteúdos e objetos para outro contexto. Assim, nesta animação, o carismático encanador permanece dormindo, sem interrupções, fazendo também uma referência ao filme “Sleep” (1963), de Andy Warhol.

Manetas é pioneiro na celebração da influência dos videogames no universo da arte contemporânea, reconhecendo-os desde os anos 1990 como uns dos principais promotores da cultura visual da atualidade. Por isso, além de trabalhar com pinturas e instalações, o artista se dedica a produções de Game Art – propondo a utilização de mecanismos dos jogos para elaboração de vídeos.

Nos anos 2000, o multiartista grego foi um dos fundadores do movimento Neen. A iniciativa envolveu artistas contemporâneos, designers de jogos, criadores de softwares e web design oriundos de diferentes lugares do mundo, todos interessados em produzir arte e poesia com uso da tecnologia digital.

Reflexão

Assim como muitas das obras exibidas em Playmode, “SuperMario Sleeping” subverte a lógica dos games como puro entretenimento. Chama a atenção por privar o expectador de movimentar o personagem dentro do jogo. Não há possibilidade da intervenção humana e a “máquina” é que permanece no controle.

A referência ao filme de Andy Warhol, por exemplo, convida o público a observar em detalhes o que acontece ao redor do personagem Mario. Apesar de estar num sono profundo, ele permanece ali, respirando e mudando de posição.

Para quem não conhece, “Sleep” é um longa-metragem de Warhol, com mais de cinco horas de duração, no qual todas as cenas mostram um homem dormindo. É possível observar várias partes do corpo do protagonista, John Giorno, mas em todas ele permanece adormecido. Este é um dos filmes mais famosos do artista, que chegou a utilizar a mesma premissa – a conexão direta da câmera e o objeto observado, sem interferências – em outras produções.

A exposição

Playmode reúne mais de 40 obras, entre instalações, esculturas, videoarte e outras peças, em sua maioria, interativas. Aborda o potencial transformador dos jogos e sua contribuição para reflexões sociais e questões individuais.

Conta com artistas, estúdios, produtores e coletivos do Brasil, Estados Unidos, Japão, Suíça, Croácia, Grécia, França, Nova Zelândia, Irlanda, Bélgica, Itália, Portugal, República Tcheca e Alemanha. A curadoria é dos portugueses Filipe Pais e Patrícia Gouveia.

Patrocínio

Playmode tem patrocínio da BB Asset por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A BB Asset é a gestora de fundos de investimento do Banco do Brasil e apoiadora de projetos que buscam trazer para o público as experiências de excelência e inovação com as quais se dedica a executar a gestão dos fundos sob sua responsabilidade. A BB Asset Management é líder da indústria nacional de fundos de investimento, com patrimônio líquido sob gestão de R$ 1,435 trilhão em recursos e 20,12% de participação de mercado, conforme ranking de Gestores de Fundos de Investimento da Anbima, de agosto de 2022. Oferece soluções de investimento inovadoras e sustentáveis para todos os perfis de investidores e sua excelência em gestão é atestada por duas importantes agências de rating – Fitch Rating e Moody´s.

54719BA1 95E7 406B B6B5 DC7522D4C828 Cinefreak

SERVIÇO

Exposição: Playmode

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São PauloRua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, São Paulo – SP

Data: Até 16/01/2023

Ingressos: Pelo site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB.

Entrada Gratuita

Classificação indicativa: De acordo com cada obra

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

Informações: (11) 4297-0600 | bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp

 

Como chegar:

Transporte público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228(estacionamento conveniado). No trajeto de volta, há uma parada no metrô República. As vans funcionam entre 12 e 21h.

Estacionamento conveniado: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento. No trajeto de volta, tem parada na estação República do Metrô. As vans funcionam entre 12 e 21h.

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Compartilhe esse artigo

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
[adinserter block="4"]

Sumário

[adinserter block="5"]

Artigos Relacionados