Os cariocas fãs de Tim Burton poderão conferir a exposição “O Mundo de Tim Burton”, que está desde fevereiro no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, perto de casa. A exposição deve chegar ao Rio em 2017.

Ainda não foram divulgados os detalhes, mas o Ministério da Cultura autorizou a captação de R$ 7,9 milhões para o projeto da exposição em Brasília e no Rio.

A mostra reúne cerca de quinhentos itens incluindo obras de arte e esboços raros. ou nunca vistos, pinturas, storyboards e bonecos da vasta filmografia de Tim Burton, que inclui Edward Mãos de Tesoura, O Estranho Mundo de Jack, Batman, Marte Ataca!, Ed Wood, Os Fantasmas se Divertem, entre outros, e de projetos não realizados e pouco conhecidos que revelam seu talento como artista, ilustrador, fotógrafo e escritor.

A retrospectiva de trabalhos de Tim Burton foi originalmente montada pelo MoMA em 2009 e depois viajou para as cidades de Melbourne, Toronto, Los Angeles, Paris e Seul. Após estas paradas O Mundo de Tim Burton se aprofundou na temática de Burton, seus assuntos e sua perspectiva criativa única, apresentando mais de 150 novas obras não vistas na exposição anterior.

A exposição que já passou pela Austrália, Nova York, Paris, Praga e faz sua estreia na América Latina, conta com mais de 600 itens, entre desenhos, pinturas, fotografias, bonecos, maquetes e objetos pessoais de sua filmografia. A mostra fica em cartaz de fevereiro a maio de 2016.

Burton veio ao Brasil para a acompanhar a abertura da mostra, originalmente apresentada pelo MoMA em Nova York. A exposição brasileira conta com trechos inéditos, pesados para aproveitar o espaço do MIS. A ideia é que o visitante se sinta dentro de um dos filmes do cineasta.

 

Tim Burton virá ao Brasil para exposição em sua homenagem