Uma das maiores estrelas de musicais do cinema americano, Esther Williams, atriz e nadadora conhecida por suas participações em musicais da MGM nas décadas de 40 e 50, morreu hoje, 06/06/2013, aos 91 anos, em Beverly Hills, na Califórnia.

Williams começou sua carreira artística depois de ser impedida de participar das Olímpiadas devido ao início da Segunda Guerra Mundial.

Depois de pequenas participações em filmes, se sobressaiu nos “aquamusicais”, que envolviam elaboradas sequências de balé aquático. Entre 1945 e 1949, o nome da atriz aparecia nos filmes de maior bilheteria do ano nos EUA.

Esther Jane Williams nasceu em Inglewood, Califórnia. Filha mais nova de uma família pobre de cinco filhos. Esther começou a nadar desde criança em piscina pública de sua cidade.

Esther Willians, uma das maiores estrelas dos musicais no cinema, morre nos EUA

Antes de entrar para o cinema, Williams, entusiasta de natação, foi campeã do esporte na Feira Mundial de San Francisco (EUA). Além disso, cursou a Universidade da Carolina do Sul e foi modelo profissional.

Em 1940 foi descoberta pela MGM, produtora com a qual assinou contrato. Ao lado de Mickey Rooney no filme Andy Hardy’s Double Life estreou no cinema aos 20 anos de idade, e em 1944 ao atuar em Escola de Sereias (Bathing Beauty) ao lado de Red Skelton, alcançou finalmente o estrelato, passando a figurar entre as grandes atrizes da MGM.

Divorciada, em 1944, do Dr. Leonard Kouner (com quem havia se casado no ano anterior) voltou a se casar no ano seguinte com o ator Ben Gage, de quem também se divorciou. Teve três filhos e também foi casada com o ator Fernando Lamas, o latin lover do cinema americano.

Foi eleita uma das estrelas de maior público em 1950, além de ser considerada a Sereia de Hollywood e a rainha dos filmes musicais dos estúdios MGM, invariavelmente em espetáculos aquáticos.

Em 1952, Esther estreou um dos seus maiores sucessos de bilheteria, A Rainha do Mar (Million Dollar Mermaid), uma história real na qual a atriz vivia o papel da própria Annette Kellerman.

Entre os filmes estrelados por Escola de Sereias (1944), A Bela Ditadora (1949), com Frank Sinatra e Gene Kelly, A Filha de Netuno (1949).

Esther Willians, uma das maiores estrelas dos musicais no cinema, morre nos EUA