O autor visionário Alvin Toffler, conhecido por seus best-sellers “Choque do Futuro” e “A Terceira Onda”, morreu em sua casa em Los Angeles, aos 87 anos

Toffler morreu no dia 27/06 /2016, segundo sua empresa de consultoria, a Toffler Associates. A causa da morte não foi informada.

O inovador livro de Toffler “Choque do Futuro”, no qual ele examina a mudança social, e inúmeros outros escritos como coautor com sua mulher, Heidi, fizeram dele um dos mais respeitados futuristas da era moderna, com líderes mundiais e magnatas buscando seus conselhos.

Toffler previu com exatidão o desenvolvimento econômico e tecnológico – incluindo clonagem, notebooks e Internet – assim como os efeitos sociais decorrentes disso. Entre eles, a alienação social, o declínio do núcleo familiar e a ascensão do crime e do uso de drogas. Ele fez o termo “sobrecarga informacional” se tornar popular.

“Muitas dessas previsões vêm para provar que a tese central de seu trabalho se mostrou verdadeira – como o conhecimento – baseado na nova economia que substitui a Idade Industrial”, disse sua firma de consultoria.

Diversos homens de Estado, entre eles o líder soviético Mikhail Gorbachev em 1986 e o então premiê chinês Zhao Ziyang, foram inspirados pelos escritos e ideias futuristas de Toffler, procurando seus conselhos.

“Choque do Futuro” foi publicado em mais de 50 países, e mais de 15 milhões de cópias do livro foram vendidas, de acordo com o site do autor.

Toffler conviveu com sua esposa e parceira de negócios, Heidi Toffler, por mais de 60 anos.

Alvin Toffler foi um escritor e futurista norte-americano, doutorado em Letras, Leis e Ciência, conhecido pelos seus escritos sobre a revolução digital, a revolução das comunicações e a singularidade tecnológica.

Os seus primeiros trabalhos deram enfoque à tecnologia e seu impacto (através de efeitos como a sobrecarga de informação. Mais tarde centrou-se em examinar a reação da sociedade e as mudanças que esta sofre. Os seus últimos trabalhos têm abordado o estudo do poder crescente do armamento militar do século XXI, as armas e a proliferação da tecnologia e o capitalismo. Foi casado com Heidi Toffler, também uma escritora futurista.

O Choque do futuro foi seu primeiro livro, e um sucesso editorial, mas Alvin Toffler se tornou conhecido do grande público por sua obra A Terceira Vaga (no Brasil editado como a “Terceira Onda”, do inglês The Third Wave) de 1980, na qual descreve a evolução da sociedade humana, desde o tempo do predomínio das atividades agrícolas, passando pela fase industrial, até a era pós industrial, a era da informação. A expressão “terceira onda” foi amplamente adotada e passou a estar presente no cotidiano da mídia, do meio acadêmico e empresarial. Alvin Toffler se tornou uma referência sobre assuntos contemporâneos, e as perspectivas de seu desenvolvimento, em um futuro mais ou menos remoto. O modo, enfim, como a sociedade experimentará os efeitos dessas mudanças em termos políticos, econômicos e nos demais aspectos da vida social.