Entrevista de Robert Pattinson para a revista Variety sobre ser o novo Homem Morcego

/, Cultz, DC/Entrevista de Robert Pattinson para a revista Variety sobre ser o novo Homem Morcego

 

Robert Pattinson não conseguia parar de pesquisar no Google. Em meados de maio, o ator de 33 anos se viu obsessivamente atualizando seu telefone em um voo de Los Angeles para o sul da França. Pattinson foi ao Festival de Cannes para a estreia mundial de seu novo filme, “The Lighthouse”, poucos dias antes de começar a filmar o próximo filme de Christopher Nolan, “Tenet”. Mas alguém havia informado a imprensa sobre outro projeto ultra-secreto, um que o mundo inteiro estava relatando agora: Pattinson havia sido escolhido como o próximo Batman.

  1. Entrevista de Robert Pattinson para a revista Variety sobre ser o novo Homem Morcego 1

As histórias eram prematuras – Pattinson ainda não havia feito o teste – e ficou com medo do fato de toda a conversa assustar os executivos da Warner Bros e não contratá-lo. “Quando essa coisa vazou, eu fiquei furioso”, lembra Pattinson em uma recente tarde chuvosa em Londres. “Todo mundo estava tão chateado. Todo mundo estava em pânico na minha equipe. Eu meio que pensei que tinha acabado tudo”.

Entrevista de Robert Pattinson para a revista Variety sobre ser o novo Homem Morcego 2

Enquanto vasculhava a internet em busca de pistas que ele havia sido retirado da lista de desejos do estúdio, o homem ao seu lado se inclinou para dizer olá. “Eu estava sentado ao lado de Christopher McQuarrie”, diz Pattinson. “Eu nunca o tinha conhecido antes. Oh Deus! Ele me viu pesquisando sozinho na última hora!” Pattinson tentou explicar ao diretor por trás dos últimos filmes de“ Missão Impossível ”o que havia acontecido. “Não se preocupe”, disse McQuarrie. “Eu provavelmente estaria fazendo a mesma coisa”.

Entrevista de Robert Pattinson para a revista Variety sobre ser o novo Homem Morcego 3

[…] Esta é a primeira entrevista de Pattinson desde que foi formalmente escolhido como o Cavaleiro das Trevas. E ele ainda parece estar se esforçando para ser o próximo na fila para vestir o traje de látex, depois de Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney, Christian Bale e Ben Affleck. Crescendo na Inglaterra, ele assistiu aos filmes de Tim Burton  do Batman. “Quando eu era criança, era a única roupa que eu tinha”, diz Pattinson. Mas ele não vai revelar onde costumava usar sua fantasia de Batman. “Se eu realmente dissesse isso em uma entrevista, definitivamente teria muitos abusos depois”, diz ele com uma explosão de risadas nervosas. “Se eu interpretar o personagem com sucesso, posso dizer no final.”

Quando Pattinson foi apontado como o principal candidato ao papel, a reação nas mídias sociais foi intensa – uma petição apareceu no Change.org, pedindo a WB que reconsiderasse. “Isso arruinará minha infância e meus sonhos”, foi um dos comentários. Mas Pattinson está surpreendentemente otimista com a reação mista. “Para ser sincero, foi menos vitriólico do que eu esperava”, diz ele. E ele não se intimida com os que duvidam: “É muito mais divertido quando você é um azarão. Não há expectativa sobre você”

[…] Muitas estrelas de cinema estão traçando trajetórias de carreira semelhantes às de Pattinson, passando de filmes independentes para sucessos de bilheteria e vice-versa. E diretores independentes como Ryan Coogler se infiltraram no mundo dos super-heróis. Pattinson revela que teve uma reunião informativa com a Marvel na época de “Guardiões da Galáxia”, mas nada aconteceu. “Não sei o que realmente estaria perseguindo”, diz Pattinson. “A ideia de tentar essa transição depois de ‘Crepúsculo’, nunca vi uma estrada nessa direção.” Batman era diferente porque ele era o único personagem de quadrinhos que Pattinson sempre amou. “Na verdade, é uma parte interessante”, diz ele. “Acho que é porque ele não tem super-poderes”.

[…] Depois que “The Lighthouse” ganhou uma ovação extasiada, Pattinson imediatamente voou de volta para LA para experimentar o traje de Batman para a fase final da audição. “É talvez a coisa mais louca que já fiz em termos de filmes”, diz Pattinson.

“Eu vesti. Lembro-me de dizer a Matt: ‘Parece bastante transformador!’ Ele estava como, ‘Eu espero que sim! Você está literalmente no traje do Batman.’” Pattinson descreve como foi o momento: “Você se sente muito poderoso imediatamente. E é bastante surpreendente, algo que é incrivelmente difícil de entrar, então o ritual de entrar nele é bastante humilhante. Você tem cinco pessoas tentando empurrá-lo. Depois que você começa, é como, ‘Sim, eu me sinto forte, mesmo que eu tivesse que ter alguém apertando minhas nádegas nas pernas.’”

Embora ele tivesse uma ideia clara de como ele interpretaria Batman, ele teve que ajustar seus movimentos ao seu novo corpo de látex. “Você está tentando pensar na maneira de equilibrar, como trazer algo novo para ela e não quer assustar as pessoas”, diz Pattinson. “E trabalhei nos confins da fantasia.”

Cinco dias depois, ele se tornou oficialmente o Cavaleiro das Trevas. “Fiquei absolutamente aliviado quando Matt ligou”, diz Pattinson, que ganhou o papel contra o ator Nicholas Hoult. De fato, Pattinson recebeu as notícias de mudança de carreira em seu primeiro dia no set do filme de Nolan. “É tão bizarro”, diz ele. “Eu fiquei tipo, ‘Que coincidência isso está acontecendo. É absolutamente louco”. Um benefício surpresa foi que ele conseguiu tirar dúvidas com Nolan, que fez a trilogia de“ Cavaleiro das Trevas”. “Eu estava falando sobre coisas a ver com o traje”, lembra Pattinson. “Como obter mais movimentos nele”.

Pattinson não diz se está comprometido com outros filmes de “Batman”. “Eu não sei de nada”, diz ele. “Eu tenho uma ideia de como fazer cerca de quatro cenas e depois estou trabalhando no resto gradualmente.” Em um ponto de nossa conversa, ele oferece um comentário mundano sobre Joaquin Phoenix, que protagoniza Coringa (um filme que ele ainda não viu), antes de pedir para parar. “Oh s-“, diz ele, acrescentando que não está acostumado a pensar em spoilers. “Eu definitivamente não deveria dizer isso. Estou tão acostumado a filmes de arte, onde você pode assistir ao filme três vezes e ainda não sabe do que se trata”.

Entrevista de Robert Pattinson para a revista Variety sobre ser o novo Homem Morcego 4

É provável que interpretar Batman convidará os paparazzi de volta à sua vida, mas ele não está preocupado. Ele diz que o Instagram tirou a pressão das estrelas de cinema, porque há muito conteúdo fotográfico gratuito de celebridades (e aspirantes a celebridades) na web. “Não há dinheiro para as pessoas seguirem você”, diz Pattinson.

Como Bruce Wayne, Pattinson se refugiou em sua própria Batcaverna. “Tornei impossível para as pessoas me seguirem”, diz ele. “Eu seria completamente hermético. Não valeria a pena esperar do lado de fora da minha casa, porque eu não iria sair”.

2019-09-04T10:31:14-03:00