O Entretodos – Festival de Curtas de Direitos Humanos anunciou os vencedores de sua 9° edição em uma cerimônia de premiação que aconteceu no Cine Olido. Com tradição já firmada no Brasil entre os festivais de curtas metragens, o Entretodos representa um espaço para a mistura de gêneros e narrativas para enriquecer ainda mais o debate sobre participação social, orientação sexual, direitos da juventude, idosos, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, ativismo político e temas relacionados à garantia de direitos de todos cidadãos.
Neste ano o prêmio de melhor filme nacional eleito pelo Júri foi para “Pele de Pássaro”, de Clara Peltier, e pelo público foi “Preto” de Elton de Almeida e o melhor filme internacional ficou para o argentino “Campo Adentro” de Gala Negrello e Melina Gutman e o de melhor direção foi para “Enquadro” de Lincoln Péricles.
Já o prêmio “Educação em Direitos Humanos” foi para “Samuel” de Gabriel Medeiros e o prêmio “Refúgios e Mudanças” ficou com “Para onde foram as andorinhas?” de Mari Côrrea. Para completar o Júri deu menção honrosa para o turco “South Pole” de Emin Akpinar e o nacional “Preto” de Elton de Almeida.
O evento, que este ano contou com mais de 80 exibições em diversas regiões da capital paulista, érealizado pela SPCINE, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Estate Produções e Ausland.
Confira abaixo os premiados
PRÊMIO MELHOR FILME NACIONAL ELEITO PELO JÚRI: “PELE DE PÁSSARO” de Clara Peltier
PRÊMIO MELHOR CURTA ESCOLHIDO PELO JÚRI POPULAR : “PRETO” de Elton de Almeida
PRÊMIO MELHOR FILME ESTRANGEIRO: “CAMPO ADENTRO” de Gala Negrello e Melina Gutman
PRÊMIO MELHOR DIREÇÃO: “ENQUADRO” de Lincoln Péricles
PRÊMIO EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: “SAMUEL” de Gabriel Medeiros
PRÊMIO REFÚGIOS E MUDANÇAS: “PARA ONDE FORAM AS ANDORINHAS?” de Mari Corrêa
MENÇÃO HONROSA 01: “SOUTH POLE” (Polo Sul) de Emin Akpinar
MENÇÃO HONROSA 02: “PRETO” de Elton de Almeida
PRÊMIO MOSTRA ONLINE: “EMPODERADAS_MC SOFIA” de Renata Martins
—