A Electronic Arts vai substituir a LucasArts no desenvolvimento e lançamento de games da saga Star Wars. A empresa anunciou que os estúdios DICE (Battlefield) e Visceral Games (Dead Space) começarão a produzir games da franquia, enquanto a BioWare, que fez Star Wars: The Old Republic, vai continuar a trabalhar em jogos da série.

A EA vai lidar com os jogos para consoles,  e a Disney vai trabalhar em jogos sociais para dispositivos mobile e online.

O  co-presidente da Disney, John Pleasants, afirmou em um comunicado que este acordo demonstra o compromisso em criar experiências de jogos de qualidade que impulsionam a popularidade da franquia Star Wars para os próximos anos.  “A colaboração com uma das maiores produtoras de jogos vai nos permitir trazer um portfólio impressionante de novos jogos Star Wars  para os nossos fãs ao redor do mundo”, completou.

Frank Gibeau, presidente da EA disse que a DICE e Visceral vão produzir novos jogos, juntando-se à equipe da BioWare, que continua a desenvolver para a franquia Star Wars. Estes resultados podem emprestar ideias de filmes, mas os jogos vão ser totalmente originais, com novas histórias e jogabilidade.

Lançamentos em 3D dos episódios de Star Wars são adiados