Após dois anos de paralisação em virtude da pandemia da Covid-19, o Bloco do Riso Frouxo, da Associação Doutores da Alegria, está em ritmo de retomada.
A iniciativa chega à quinta edição para levar a celebração de Momo às crianças internadas em hospitais públicos de São Paulo, seus acompanhantes e profissionais de saúde. Ao todo, serão dez apresentações em oito unidades de saúde, até o dia 16 de fevereiro.
Para esta aguardada volta, o elenco paulistano da associação resgata a espontaneidade do carnaval de rua e se inspira nas tradições dos pequenos blocos. O cortejo vai percorrer corredores e alas disposto a cativar os foliões, contando com marchinhas compostas pelos próprios artistas. Toda a ação é construída a partir da linguagem do palhaço, com base no improviso e no humor, potencializando as relações saudáveis e contribuindo com a inclusão sociocultural.
O Bloco fez suas primeiras apresentações esta semana, passando pelo Instituto da Criança (6/2), Hospital Geral do Grajaú, Hospital Santa Marcelina (ambos em 7/2), Instituto de Tratamento do Câncer Infantil e Hospital do Mandaqui (ambos em 8/2); e Hospital Universitário (9/2).
Já na semana que vem, o grupo retorna ao Hospital Santa Marcelina no dia 13 (segunda-feira) e ao Instituto da Criança no dia 14 (terça-feira); e encerra sua circulação no Hospital M’Boi Mirim (15/2, quarta-feira) e Hospital Municipal do Campo Limpo (16/2, quinta-feira).
“O retorno do Bloco do Riso Frouxo aos hospitais de São Paulo – assim como o Bloco do Miolo Mole nas unidades de saúde do Recife e o Carnaval do Plateias Hospitalares no Rio de Janeiro – significa para Doutores da Alegria a retomada da alegria do encontro e dos processos criativos que estiveram paralisados durante a pandemia. A população brasileira quer voltar a brincar, cantar e se divertir de forma mais plena. Claro que os cuidados com a Covid-19 ainda são necessários, mas o avanço da vacinação hoje nos permite este momento”, comenta o diretor artístico da associação Ronaldo Aguiar.
Doutores da Alegria – Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que propõe a arte como mínimo social, ou seja, como uma das necessidades básicas para o desenvolvimento digno do ser humano, assim como alimentação, saúde, moradia e educação. O grupo introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos.
Atualmente, desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens (PFPJ).
Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? – O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Mais informações em www.doutoresdaalegria.org.br ou pelo Facebook (/Doutores).
BLOCO DO RISO FROUXO
DOUTORES DA ALEGRIA – SÃO PAULO
Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023.
Hospital Santa Marcelina | R. Santa Marcelina, 177 – Itaquera
Terça-feira, 14 de fevereiro de 2023.
Instituto da Criança – ICR | Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 647 – Jardim Paulista.
Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023.
Hospital Municipal M’boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch – Estr. do M’Boi Mirim, 5203 – Jd. Ângela.
Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2023.
Hospital do Campo Limpo | Estrada de Itapecerica, 1661 – Campo Limpo.